Categories: Uncategorized

Novas telas. De novo.

Como acontece em quase toda feira de tecnologia, os displays são o destaque nesta CES 2009. De vários tamanhos, formas e acabamentos. Observando o que os fabricantes trouxeram a Las Vegas, e também conversando com executivos da indústria, percebe-se que há alguns movimentos em comum.

Exemplo: ninguém fala mais na dúvida, que existia até o ano passado, entre TVs Full-HD e os demais. No caso, os “demais” deixaram de existir. Todo mundo só faz TV de alta definição (alta mesmo). Não há nem por que discutir as outras opções. 1080p é o padrão, e assim será por um bom tempo. Os custos caindo, o consumidor ganha uma dúvida a menos na hora de escolher. Nada mais natural.

Plasma ou LCD? A essa altura, pode-se responder tranquilamente: tanto faz. Ambos oferecem qualidade de imagem praticamente idêntica, variando apenas o design e os recursos operacionais desta ou daquela marca (que em muitos casos mudam apenas de nome). E, embora se saiba que somente a Panasonic continua investindo pesado em plasma, nada garante que o LCD já ganhou essa disputa. Quem comprar um plasma hoje não corre o risco de vê-lo “obsoleto” daqui a dois ou três anos, que é o que acontece, por exemplo, com os computadores. Mesmo que a própria Panasonic venha a parar de fabricá-lo, esse TV poderá continuar sendo usado por muitos anos. A bem da verdade, para o usuário, pouco importa se o que está dentro do TV é um painel de LCD ou um circuito de plasma, certo?

Sobre as novas tecnologias, é evidente que os TVs de LED vieram para ficar. São mais finos, consomem menos energia, têm vida útil mais longa e – devido ao processo de produção e aos componentes utilizados – tendem a se tornar mais baratos rapidamente. Já os OLED são uma incógnita: a Sony parece que puxou o freio, Samsung e Sharp nem querem falar do assunto, e apenas a LG apareceu aqui em Las Vegas com um modelo de 15″ (veja aqui o vídeo). Muito pouco para uma tecnologia que, ao ser lançada, prometia o céu.

E o TV a laser? Bem, este merece um comentário à parte.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

18 horas ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago