Categories: Uncategorized

18 mil processos!!!

A ação movida pelo Ministério Público de São Paulo contra a Telefonica deve bater todos os recordes em processos do gênero. A começar do valor: R$ 1 bilhão. Isso, calcula o MP, é quanto a empresa deve ressarcir aos cofres públicos “pelos danos morais e materiais causados a milhões de consumidores nos últimos cinco anos”.

Entre as falhas cometidas pela operadora, a Promotoria de Justiça do Consumidor aponta uma lista quilométrica: interrupções no fornecimento de sinal, cobranças indevidas, não atendimento de solicitações (como mudança de endereço, reparos técnicos, cancelamento de assinatura), demora e descortesia no atendimento telefônico, e por aí vai. Os dados foram coletados junto ao Procon e à Anatel, que há anos classificam a Telefonica em primeiríssimo lugar no ranking de reclamações. Segundo os promotores, tramitam atualmente na Justiça paulista mais de 18 mil processos contra a empresa, o que equivale ao movimento de seis varas cíveis somadas.

Bem, para mim nada disso é surpresa. Já comentei aqui que considero o sistema telefônico privatizado brasileiro de péssima qualidade (só não é pior do que quando era estatal). Sem concorrentes, qualquer empresa se julga no direito de desrespeitar não apenas seus clientes, mas o público em geral – inclusive a mídia: já perdi a conta das vezes em que tentei obter informações da Telefonica e simplesmente não obtive resposta. Nenhuma resposta. E tenho vários colegas que relatam o mesmo.

Um processo como esse só pode ser aplaudido. Que eu saiba, é a primeira vez que acontece com uma prestadora de serviço. E, como se vê, com todos os argumentos para justificar a ação. Como concessionária de um serviço público essencial, a Telefonica passou de todos os limites. Só espero que a ação seja rápida. E que não termine em pizza.

Para quem tiver interesse, eis a íntegra da ação movida pelo Ministério Público.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

18 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago