Categories: Uncategorized

O mercado que mais cresce

Saiu o último relatório Telebrasil, o mais completo do setor de telecom. E deu TV na cabeça: enquanto o segmento de telefonia móvel cresceu 16,6% entre março de 2009 e março de 2010, o TV paga aumentou 20,6%, somando 7,89 milhões de assinantes. Informalmente, sabe-se que esse número já foi superado no segundo trimestre do ano – deve estar na casa de 8,2 milhões. O levantamento “Desempenho do Setor de Telecomunicações no Brasil”, feito tradicionalmente pela consultoria Teleco, mostra que, em números absolutos, o item que mais contribui para o crescimento do setor continua sendo o de celulares. O Brasil já tem 179,1 milhões de aparelhos, uma expansão de 5,2 milhões sobre 2009.

Mas o segmento de TV paga é o que mais cresce, proporcionalmente, puxado sem dúvida pelos pacotes que incluem banda larga. Considerando apenas as assinaturas de internet rápida, já existem 11,8 milhões de usuários. E, se formos incluir na conta a banda larga móvel, o número sobe para 23 milhões. Enquanto isso, a telefonia fixa não cresce mais: praticamente estacionou nos 40 milhões de pontos, com tendência para baixo. Imaginem o que aconteceria se as conexões 3G funcionassem bem? Todo mundo iria partir para a banda larga móvel, como acontece, por exemplo, na China.

Por fim, o relatório da Telebrasil destaca o ponto crítico de tudo isso: a absurda carga tributária que pagamos – todos nós, usuários – sobre os serviços de telecom em geral (e aí incluo a TV paga). Somando os impostos recolhidos por todas as empresas do setor no período, chega-se a R$ 10,5 bilhões, o que significa simplesmente 43% de toda a receita operacional das empresas, grandes e pequenas!!! “É a maior carga tributária do mundo (mais que o dobro do segundo colocado)”, diz o texto.

Precisa dizer mais alguma coisa sobre o custo das conexões no Brasil?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

4 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

5 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

2 semanas ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago