Categories: Uncategorized

Nova aliança estratégica?

A reestruturação da Philips, que já comentamos aqui, vai mais longe do que simplesmente reunir forças com um parceiro poderoso (no caso, a chinesa TPV). Pelo que disse hoje um dos diretores do grupo, Maarten De Vries, está nascendo uma aliança estratégica cujo objetivo é confrontar a atual líder Samsung no segmento de TVs. Uma aliança com a maior rival desta, a também coreana LG.

De Vries, que fez toda a sua carreira na Philips, onde está há 25 anos, foi escolhido para comandar a joint-venture TP Vision, que iniciou oficialmente suas operações este mês. A estratégia é unir a força da marca Philips com a agilidade operacional da TPV, maior fabricante de displays da China. Hoje, quando se fala em displays, é bom pensar não apenas em TVs e monitores, mas em celulares, tablets, notebooks, filmadoras, e-books, enfim, todo tipo de aparelho que possui uma tela. A disputa, aí, acontece em duas frentes: conectividade e facilidade de uso. “Nossa prioridade está no design”, explicou De Vries. “Mas não apenas o design físico dos produtos. Me refiro a toda a interação do usuário com seus aparelhos. O design hoje precisa incluir uma interface que agrade ao consumidor. E também a possibilidade de integração com outros aparelhos da casa. Temos um ótimo know-how nisso, porque a Philips foi a primeira a lançar um TV com características que hoje todo mundo chama de smart”.

Tem razão. Vimos esse aparelho em demonstração na IFA, em 2007. Só que, na época, nem mesmo a própria Philips apostava que o recurso de acesso à internet se transformaria em algo muito mais amplo, integrando o TV a tantos dispositivos. Como foi diminuindo sua participação no segmento, a empresa holandesa acabou não investindo no aperfeiçoamento daquele recurso. A ideia agora é recuperar o tempo perdido, e rapidamente. “Já posso dizer que a TP Vision trabalha em conjunto com a LG para desenvolver novos recursos de interação, que vão criar um tipo diferente de TV. Agora, com mais investimentos e a força industrial da TPV, podemos nos dedicar a isso”, garantiu o executivo.

A parceria tem até um nome: Smart TV Alliance. O nome não pode ainda ser registrado porque pertence a uma entidade americana (Smart Television Alliance), que defende uma programação de qualidade na TV. Mas deverá ser oficializado na IFA, em setembro, quando é possível até que os novos televisores sejam exibidos. Aguardemos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

7 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago