Nos EUA, já se tornou comum as operadoras de telecom e TV paga oferecerem serviços adicionais aos assinantes. É uma tendência natural, já apontada por vários especialistas, considerando que essas prestadoras já estão “dentro” das residências. Fica muito mais fácil aproveitar a estrutura existente para agregar recursos de automação e segurança, por exemplo. Agora, a NET/Claro se torna a primeira no Brasil a lançar esquema semelhante, inicialmente apenas para clientes de São Paulo e Rio de Janeiro com bons planos de banda larga.

A operadora acaba de lançar o Smarthome, um pacote de serviços que pode ser expandido aos poucos, conforme o usuário e sua família descobrem as novas possibilidades. Conversei a respeito com Marcos Dyodi, diretor de marketing da empresa, que vem pesquisando esse segmento há anos, ele mesmo um entusiasta dessas inovações. “Já consigo monitorar o dia a dia do meu cachorro pelo celular”, cita ele, como exemplo. “Nossa ideia é desmistificar a tecnologia, mostrando ao cliente como ficou fácil acionar os recursos”.

Para entrar nessa área, a NET/Claro foi buscar a plataforma da americana alarm.com, que já atua no Brasil. Segundo Dyodi, a partir de um cadastramento prévio a operadora se encarrega de toda a instalação e configuração. O usuário pode escolher entre dois kits, sendo que o mais básico inclui central de controle, sensor de presença e sensor de porta ou janela; se quiser, pode solicitar mais sensores ou câmeras de segurança, pagando uma mensalidade (hoje, são R$ 99) adicionada à fatura normal de banda larga (NET Vírtua). Mais detalhes aqui.

Como dissemos, essa é uma tendência internacional. Nos EUA, por exemplo, as operadoras se apoiam nos serviços de empresas especializadas para prestar o atendimento na casa do assinante; e essa é uma possibilidade também aqui, já que os recursos de expansão (monitoramento, iluminação, controle de energia) praticamente não têm limites. Só a NET tem hoje cerca de 10 milhões de clientes, enquanto a Claro, com sua rede celular, atinge aproximadamente 50 milhões, segundo a consultoria Teleco.

Se 10% desse contingente se convencerem dos benefícios, já teremos um imenso mercado.

2 thoughts on “NET/Claro também entra na automação

  1. Oi pessoal
    Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
    Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *