Categories: Uncategorized

Streaming: quem tem mais conteúdo?

Business Bureau (BB) é o nome de uma empresa de pesquisas sobre mídia e entretenimento baseada na Argentina e com escritórios em vários países latino-americanos (e também nos EUA). É deles a mais recente pesquisa sobre o mercado de video-on-demand no Brasil, um segmento que não é propriamente iniciante (o Now, da Claro, já completou oito anos), mas que agora, com mais concorrentes, vai se transformando numa fonte atraente de entretenimento.

O quadro ao lado lista os 10 serviços mais populares no Brasil, entre VoD e streaming, e a quantidade de títulos que cada um oferece, entre filmes, séries etc, segundo o levantamento. É bom lembrar que não há dados precisos, apenas especulações, sobre o número de assinantes de cada plataforma – nenhuma empresa abre seus números. Mas os pesquisadores constataram que 80% dos lares no país acessam pelo menos um desses serviços. Evidentemente, a pesquisa se concentrou em residências que possuem conexão de banda larga compatível com esse tipo de conteúdo.

Um fator que impulsiona essa tendência, diz o estudo da BB, é o chamado live streaming, a oferta crescente de canais ao vivo nas plataformas VoD. O assinante está se acostumando a ver seus canais preferidos não apenas na tela de TV, mas em qualquer dispositivo com acesso a banda larga. Sem dúvida, é um grande diferencial em relação aos serviços de streaming, e a grande porta de saída dos canais pagos para enfrentar a concorrência de Netflix e cia.

O campeão do Live Streaming é justamente o Now, com 78 canais e, portanto, a maior variedade de conteúdos (só o Now Kids oferece 12 canais). Vivo Play vem atrás com 58, ficando Sky e Oi por enquanto bem longe (12 e 9 canais, respectivamente).

Não por acaso, o Now lidera também a lista de títulos oferecidos: 64.597 no total, e contando. Mas notem que as duas plataformas da Globo (Globoplay e Globosat Play), que provavelmente irão se fundir logo logo, já somam mais de 63 mil títulos, tendendo a ultrapassar o Now. Não se sabe se Netflix (3o colocado) e Amazon Prime Video (7o) terão condições para alcançar os líderes, mas uma coisa é certa: se essa pesquisa for refeita no ano que vem, deverá incluir AppleTV+ e Disney+, os novos entrantes no mercado.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

7 horas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

2 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

3 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

4 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago