Categories: Uncategorized

Diferenças entre os painéis de TV

A edição de dezembro da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL traz uma análise detalhada daquele que é hoje o aspecto mais importante a distinguir os TVs à venda no mercado. Sim, muita gente decide pelo preço (o que é um erro, principalmente na era da “black fraude”) ou pelo tamanho da tela (compreensível). Mas o que realmente define o desempenho de um TV é sua estrutura interna, e especificamente a forma como as imagens são geradas.

Muitos ainda confundem as variações da palavra “led”, cujo significado original é “diodo emissor de luz”, em contraposição às velhas lâmpadas OCF, hoje obsoletas. Painéis de leds são responsáveis por fornecer a iluminação interna sem a qual a imagem não se forma numa tela de TV. Da eficiência dessa iluminação depende a qualidade do que se vê na tela.

Os fabricantes dividiram o mercado em três categorias de painéis: LED, OLED e QLED, e era evidente que isso causaria confusão na cabeça do consumidor, como mostramos aqui. Em 2019, mais um tipo de painel veio se somar: NanoCell, termo criado pela LG para se diferenciar do QLED. Justamente a LG, que é a maior fabricante de painéis OLED do mundo.

O que a indústria ainda não deixa claro para o consumidor é que QLED e NanoCell são variações do LED, pois utilizam o mesmo tipo de diodo dos TVs LED. A diferença está na forma como os leds são montados dentro do TV e como seu funcionamento é gerenciado, o que depende da eficiência de um processador (e cada fabricante usa um chip diferente).

Já OLED é, esta sim, uma categoria distinta de painel, pois utiliza leds “orgânicos”, ou seja, feitos de materiais naturais, mais sensíveis (geralmente em ligas de carbono). São materiais mais caros e – teoricamente – suscetíveis a desgaste após anos de uso. No entanto, têm uma propriedade única; emitem a própria luz e respondem com maior rapidez aos impulsos elétricos, resultando em imagens mais definidas e contrastadas, o que é fundamental em vídeo.

Bem, a reportagem da revista explica tudo de forma detalhada e didática, então é super recomendada para quem está em vias de escolher um TV, ou quem simplesmente quer entender melhor essa sopa de letras. A edição impressa está nas melhores bancas e livrarias; a edição digital pode ser baixada aqui

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

2 horas ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago