A edição de dezembro da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL traz uma análise detalhada daquele que é hoje o aspecto mais importante a distinguir os TVs à venda no mercado. Sim, muita gente decide pelo preço (o que é um erro, principalmente na era da “black fraude”) ou pelo tamanho da tela (compreensível). Mas o que realmente define o desempenho de um TV é sua estrutura interna, e especificamente a forma como as imagens são geradas.

Muitos ainda confundem as variações da palavra “led”, cujo significado original é “diodo emissor de luz”, em contraposição às velhas lâmpadas OCF, hoje obsoletas. Painéis de leds são responsáveis por fornecer a iluminação interna sem a qual a imagem não se forma numa tela de TV. Da eficiência dessa iluminação depende a qualidade do que se vê na tela.

Os fabricantes dividiram o mercado em três categorias de painéis: LED, OLED e QLED, e era evidente que isso causaria confusão na cabeça do consumidor, como mostramos aqui. Em 2019, mais um tipo de painel veio se somar: NanoCell, termo criado pela LG para se diferenciar do QLED. Justamente a LG, que é a maior fabricante de painéis OLED do mundo.

O que a indústria ainda não deixa claro para o consumidor é que QLED e NanoCell são variações do LED, pois utilizam o mesmo tipo de diodo dos TVs LED. A diferença está na forma como os leds são montados dentro do TV e como seu funcionamento é gerenciado, o que depende da eficiência de um processador (e cada fabricante usa um chip diferente).

Já OLED é, esta sim, uma categoria distinta de painel, pois utiliza leds “orgânicos”, ou seja, feitos de materiais naturais, mais sensíveis (geralmente em ligas de carbono). São materiais mais caros e – teoricamente – suscetíveis a desgaste após anos de uso. No entanto, têm uma propriedade única; emitem a própria luz e respondem com maior rapidez aos impulsos elétricos, resultando em imagens mais definidas e contrastadas, o que é fundamental em vídeo.

Bem, a reportagem da revista explica tudo de forma detalhada e didática, então é super recomendada para quem está em vias de escolher um TV, ou quem simplesmente quer entender melhor essa sopa de letras. A edição impressa está nas melhores bancas e livrarias; a edição digital pode ser baixada aqui

2 thoughts on “Diferenças entre os painéis de TV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *