qledAos poucos, vamos revelando mais detalhes sobre os produtos exibidos na CES 2017, que aconteceu semana passada. Como se sabe, o evento atrai para Las Vegas uma enorme quantidade de jornalistas (atualmente, muito mais blogueiros) dedicados à tecnologia. E as empresas sabem que, estando presentes, ganharão um espaço na mídia que jamais alcançariam por outros meios.

Por isso, sempre vale a recomendação: nem tudo que se publica sobre a CES significa “lançamento”, embora a maior parte dos sites e blogs não deixem isso claro. Existem inúmeros balões de ensaio, ou mesmo protótipos, que as empresas exibem apenas para testar as reações e depois abandonam. E, nesse ponto, são valiosíssimas as opiniões de especialistas que dão consultoria à indústria e frequentemente divulgam suas impressões.

Um deles é Ken Werner, “fera” no segmento de displays. É interessante analisar suas observações, por exemplo, sobre a disputa entre as duas atuais tecnologias para produção de TVs: LED e OLED. Embora já tenhamos comentado o tema aqui à exaustão (vejam este post, de dois anos atrás), sempre há o que aprender com técnicos como Werner. Tomo a liberdade de uma tradução livre de artigo recente que ele publicou no site Display Daily:

“A denominação adotada pela Samsung para sua nova linha de TVs (QLED) certamente irá causar mais confusão junto ao público. A empresa já fez isso no passado, quando chamou seus TVs LCD de “LED TVs”; até hoje há pessoas acreditando que se trata de duas coisas diferentes.

“Só para deixar mais claro: a arquitetura dominante até então era um painel LCD iluminado internamente por lâmpadas fluorescentes (CCFL); a Samsung decidiu substituí-las por leds, só que montados numa das bordas (Edge-lit), algo que já era usado em laptops, mas não em TVs grandes. Continuavam sendo LCDs, e a qualidade de imagem não era necessariamente melhor que nos displays tradicionais. Mas os leds permitiram construir painéis mais finos, e a Samsung criou uma campanha de marketing para convencer as pessoas de que estes eram TVs “premium”.

“Como distinguir entre os dois tipos de aparelho? Lembrem-se que na época a própria Samsung ainda fabricava TVs de plasma… A solução de marketing foi brilhante: chamar os novos simplesmente de “LED TVs” (sem mencionar que eram LCDs). Funcionou, e a Samsung tomou conta do mercado.

“A mesma Samsung vem produzindo excelentes TVs de LED 4K chamados “SUHD”, que utilizam painéis Quantum Dots (QD), ou seja, de pontos quânticos. Só que o nome SUHD causa nova confusão entre usuários e até revendedores. Em 2016, a Samsung adquiriu a empresa responsável pela criação desses novos painéis, a QD Vision, que detinha a patente chamada “QLED”.

“Esses painéis têm estrutura semelhante à dos OLEDs, só que em vez de leds orgânicos os QLEDs utilizam leds convencionais. E continuam necessitando de backlight. Os produtos demonstrados na CES 2017 foram muito bons, mas será que são mesmo melhores que os OLED? Teremos que aguardar para saber a resposta”.

Outras opiniões de Werner podem ser vistas no site de sua empresa, a Nutmeg Consultants. Acrescento apenas que a Samsung faz críticas aos TVs OLED – defendidos principalmente por sua rival LG – com base no fato de que o desempenho dos leds orgânicos se deteriora com o uso contínuo. Como se trata de uma tecnologia recente, ainda não foi possível verificar isso na prática. Mas os QLED terão de passar pelo mesmo teste do tempo.

1 thought on “Por trás dos pontos quânticos

  1. Olá Orlando .

    Sou e sempre serei um apaixonado em qualidade de imagem quando falamos em vídeo ou em um lindo e enorme Televisor e o que me deixa triste é saber que estamos no Brasil e até o desligamento do sistema analógico foi adiado para 2018 numa demonstração que estamos muito atrás dos países de primeiro mundo , quando lá já estão na era 4k e já falando em 8k .
    TV OLED pelo que acompanho é imbatível em qualidade de imagem com um contraste impressionante e a crítica quanto a vida útil deste aparelho ,mas como o Senhor mesmo mencionou acima na prática ainda não foi verificado isto . A Samsung vem com os QLED e também penso eu que levará tempo para ter a certeza do sucesso ou não do novo investimento da empresa Sul coreana que disputa o mercado com a LG que está investindo alto na OLED e a disputa está entre ambas as marcar !!
    Como gosto de ouvir e acompanhar profissionais como o Senhor prefiro me basear em seus conhecimentos e informações para decidir qual comprar no futuro próximo e acredito que será a OLED ;.

    NA CES DESTE ANO , a Japonesa Panasonic lançou um TV com a tecnologia OLED , o EZ1002 que conta com um processador Studio Colour HCX2, calibração ISF e é compatível com a tecnologia CALMAN, que fornece um suporte para os aficionados em imagem a configurar o melhor modo de exibição. Segundo a Panasonic o TV EZ1002 possui Certificação THX e Ultra HD Premium, além de suporte ao HDR 10 e Hybrid Log-Gamma HDR.
    Eu só não entendo porque a Panasonic não lança um TV como este de 75 polegadas a cima ,e não apenas e sempre de 65 polegadas .
    Saudações a todos os amigos do Blog e ao Senhor Orlando um Feliz Ano novo cheio de amor, paz e saúde a toda sua querida família .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *