Categories: Uncategorized

Tendências tecnológicas, capítulo 2021

A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, saindo esta semana, traz – como é comum nesta época do ano – artigo sobre as tendências da tecnologia para 2021. Com base em estudos das principais consultorias especializadas, entidades como AVIXA e CTA e das próprias empresas, mostramos produtos e sistemas que já entraram no radar dos profissionais e, em alguns casos, dos próprios consumidores.

Entre os tópicos mais citados, destaco o chamado e-Health, termo que designa as soluções de saúde, tanto na área pessoal (há uma infinidade de dispositivos chegando) quanto na telemedicina, que terão impacto sobre nossas vidas neste e nos próximos anos. Outra tendência irreversível é o que se convencionou chamar de “novo normal”, com as pessoas trabalhando e estudando em suas próprias casas e as empresas tendo que se adequar a isso.

O avanço da Inteligência Artificial e da Internet das Coisas é outro fenômeno atual que tende a ocupar cada vez mais espaço em todo tipo de atividade. Essas duas tecnologias fatalmente crescerão com a chegada do 5G (no Brasil, só em 2022) e do Wi-Fi 6 (que já comentamos aqui), assim como a simbiose entre TV e internet, simbolizada nas TVs smart e sua infinidade de serviços agregados (vejam os detalhes).

Para quem quiser ir mais fundo nessas e outras tendências, recomendo também a nova edição da revista Technology Review, do MIT, que aborda o tema de modo mais abrangente, apontando 10 tópicos da ciência que deverão se destacar este ano. O principal deles talvez seja o mRNA, base das novas vacina com poder de antecipar a defesa do organismo contra vírus e bactérias. Mais do que bem-vindo avanço!

Mas a lista das “10 mais” traz outras inovações batendo à nossa porta. “GPT-3” é um tremendo salto na conversão de texto escrito em linguagem falada; “hidrogênio verde” é como se denomina a tecnologia para obter energia a partir da água, algo que poderá ser feito dentro de casa; e “GPS III” indica um aperfeiçoamento dos sistemas de geoposicionamento que já conhecemos, reduzindo de 5m para 1,50m o grau de precisão da localização – vejam aqui as outras 7 tendências.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

2 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago