Categories: Uncategorized

Seis tipos de tela para escolher

 

 

 

 

A edição de novembro da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL traz um guia especialmente dedicado a quem está pensando em trocar de TV neste final de ano. É um serviço que já tornamos tradição e que os leitores aguardam com expectativa. Mas, desta vez, há uma razão a mais: 2021 foi prolífico para o segmento de TVs, acentuando a já acirrada disputa entre os principais fabricantes.

Ao longo do ano, discutimos aqui algumas das inovações que chegaram. Agora, os leitores podem vê-las comparadas e conferir, de fato, o que há de novo em cada modelo. Além dos painéis LED/LCD tradicionais, que continuam sendo os mais vendidos porque concentram-se nos tamanhos menores e nos modelos mais baratos, são nada menos do que cinco categorias de telas que o consumidor encontra nas lojas:

QLED – Samsung, TCL e agora também Toshiba continuam apostando nos painéis de pontos quânticos, que representam um bom avanço da tecnologia LCD.

NanoCell – TVs LED/LCD da LG que possuem uma camada extra de elementos luminosos (células), produzindo resultados semelhantes aos QLED.

Neo QLED – A Samsung decidiu aprimorar os painéis QLED com o backlight MiniLED, que aumenta muito a intensidade luminosa e permite melhor controle de cada led por trás da tela.

QNED – Resposta da LG que une os três tipos de painel: miniled, células e pontos quânticos. Ainda não testamos.

OLED – Com Sony e Panasonic deixando o mercado brasileiro, a LG permanece como a única nesse departamento. Além dos painéis orgânicos convencionais (os melhores em termos de contraste e profundidade da imagem), tem agora o modelo G1, de 65″, com painel “evo”. Como mostramos neste post, cada led é revestido de um material orgânico especial que, segundo o fabricante, aumenta em 20% a luminosidade, parâmetro em que até agora o OLED perdia para o LCD.

A Samsung ampliou este ano sua linha Crystal UHD, formada por TVs LED/LCD com processador mais avançado, que entregam níveis de contraste melhores que os modelos tradicionais. Além de uma QNED, falta-nos agora avaliar com mais cuidado a QLED MiniLED da TCL (mod. C825) – vejam aqui.

Depois, só ficará faltando mesmo testar uma MicroLED The Wall, que a Samsung está vendendo apenas por encomenda. Mas essa fica para 2022.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

2 minutos ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

2 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago