Ainda falando de streaming: embora Netflix (bem à frente) e Amazon Prime Video continuem liderando o mercado brasileiro, algumas mudanças começam a se fazer notar. No mais recente levantamento do JustWatch, plataforma alemã que pesquisa o setor em vários países, HBO Max e Star+ subiram no primeiro trimestre do ano, ao mesmo tempo em que surgem mais serviços alternativos.
Parece pouco, mas é preciso considerar que na soma geral o número de assinantes dos serviços de streaming vem aumentando expressivamente. Segundo o Kantar Media (antigo Ibope), em 2021 os brasileiros passaram, em média, 21% do seu tempo acessando as plataformas – a TV tradicional ainda é dominante, com 79%.
E, pelo Guia de Vídeo Digital, do IAB, o número de brasileiros que assinam serviços VoD (aí incluídos todos os de streaming), que era de 39,4 milhões em 2020, deve subir este ano para 42,7 milhões, e para 44 milhões em 2023.
TODOS CORRENDO ATRÁS DE NETFLIX E AMAZON
Comparando os gráficos do JustWatch dos dois últimos trimestres (Out-Dez21 e Jan-Mar22), vemos que as posições quase não se alteraram – ainda. Mas o HBO Max encosta no Disney+ e o Star+, que é da própria Disney, supera o Telecine da Globo. E, mesmo com a fragmentação do mercado em uma infinidade de novos serviços (como mostramos aqui), parece que o público vai definindo suas preferências entre as plataformas globais.
Na prática, todo mundo se esforçando para tirar assinantes do Netflix e do Prime, mas por enquanto sem sucesso (pelo menos na estatística). Vejam os dois gráficos:
Em tempo: para quem se interessa pelo assunto, o Kantar Media lançou em fevereiro um inédito serviço de mediação de audiência no streaming, similar ao que já é feito com os canais de TV. Detalhes, aqui. E para entender melhor por que tudo isso acontece, este artigo é excelente.