Pular para o conteúdo

Globo e Samsung juntas na Copa

Estive semana passada no evento de lançamento das TVs Samsung 2022 (na verdade, algumas delas já estão à venda) visando o final de ano, com Copa do Mundo e Black Friday. Além dos produtos, a novidade foi a oficialização de uma parceria com a Globo para, ao mesmo tempo, promover a transmissão dos jogos em 4K e ressaltar a evolução da tecnologia 8K.

Como bem lembrou Raymundo Barros, diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, trata-se de mais um estágio na evolução que teve início na Copa da França (1998), quando foram realizadas as primeiras transmissões experimentais em alta definição (a primeira Copa transmitida em HD foi a de 2010). “Depois disso, tivemos experiências com 4K na Copa de 2014, 8K em 2018, e agora podemos oferecer ao público todos os jogos da Copa 2022 em 4K, por streaming”, disse Barros.

Samsung e Globo são parceiras de longa data (vejam aqui). Exemplo recente é o acordo que permitiu colocar no Globoplay o primeiro capítulo da novela Pantanal em resolução 8K, somente para quem tem uma TV Samsung compatível. No próprio desenvolvimento do app Globoplay, as duas empresas trabalharam em conjunto.

O leitor deve se lembrar que, no início, o app travava muito, e um dos motivos alegados foi que cada fabricante utiliza códigos e ferramentas próprios em suas TVs, o que acaba gerando essas incompatibilidades.

Para a Copa do Qatar, dificilmente haveria maior estímulo para o consumidor trocar sua TV do que saber que todos os jogos serão transmitidos em 4K, pelo SporTV. Para assinantes do Globoplay, um recurso extra será o chamado multiângulo near-live: o telespectador poderá rever os lances em ângulos diferentes do que foi exibido, já que cada partida terá várias câmeras no campo.

Naturalmente, não haverá 4K na TV aberta (hoje, isso é impossível), mas quem for assinante de TV paga – e tiver um receptor 4K – poderá sintonizar um dos quatro canais do SporTV para ver as partidas ao vivo com essa resolução. Lembro que, em 2018, pudemos assistir somente alguns jogos em 4K graças a um decoder provisório que nos foi cedido pela NET (hoje, Claro) – confiram aqui como foi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *