Categories: Uncategorized

TVs: um show das marcas coreanas

 

Deve ter sido fantástico o evento K-Display, realizado semana passada em Seul, tendo como principais estrelas, claro, as inovações de LG e Samsung. Pode-se até classificá-lo como prévia da IFA, que acontece em setembro na Alemanha e, por sua vez, antecipa muito do que será visto na CES de Las Vegas, em janeiro.

Pelos relatos disponíveis, as duas rivais coreanas usaram o evento para demonstrar o que consideram as “telas do futuro”. No caso da LG, a revelação foi a maior TV OLED já produzida, com incríveis 97 polegadas (acima). Lembro que até pouco tempo atrás muitos duvidavam que fosse possível construir painéis tão grandes com leds orgânicos, elementos extremamente delicados. Pelo visto, a LG conseguiu.

Na verdade, o modelo OLED.EX já havia sido exibido em eventos profissionais como a Display Week, em maio, como comentamos aqui. Seu diferencial é aprimorar o nível de brilho, hoje um dos poucos itens em que as TVs OLED são criticadas, ficando abaixo das QLED e bem abaixo das MiniLED. O segredo para aumentar a luminosidade do painel em 30%, como informa a LG, é um material chamado deutério, extraído do hidrogênio e aplicado sobre cada led (vejam aqui).

Essa super TV também introduz uma nova solução de áudio, que a LG chama de CSO (Cinematic Sound OLED). Trata-se de uma película aplicada sobre o painel OLED que contém minúsculos orifícios energizados; estes vibram comandados por algoritmos, produzindo sons por toda a superfície da tela.

 

 

Durante o evento, a LG não esclareceu se a OLED-EX é apenas um protótipo ou se já está em vias de ser lançada comercialmente. Quanto à Samsung, suas maiores atrações no K-Display foram produtos que já estão à venda na Coreia: as TVs QD-OLED, que já comentamos também, e os smartphones com tela OLED dobrável; a tela se abre em três, como na foto.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago