Deve ter sido fantástico o evento K-Display, realizado semana passada em Seul, tendo como principais estrelas, claro, as inovações de LG e Samsung. Pode-se até classificá-lo como prévia da IFA, que acontece em setembro na Alemanha e, por sua vez, antecipa muito do que será visto na CES de Las Vegas, em janeiro.

Pelos relatos disponíveis, as duas rivais coreanas usaram o evento para demonstrar o que consideram as “telas do futuro”. No caso da LG, a revelação foi a maior TV OLED já produzida, com incríveis 97 polegadas (acima). Lembro que até pouco tempo atrás muitos duvidavam que fosse possível construir painéis tão grandes com leds orgânicos, elementos extremamente delicados. Pelo visto, a LG conseguiu.

Na verdade, o modelo OLED.EX já havia sido exibido em eventos profissionais como a Display Week, em maio, como comentamos aqui. Seu diferencial é aprimorar o nível de brilho, hoje um dos poucos itens em que as TVs OLED são criticadas, ficando abaixo das QLED e bem abaixo das MiniLED. O segredo para aumentar a luminosidade do painel em 30%, como informa a LG, é um material chamado deutério, extraído do hidrogênio e aplicado sobre cada led (vejam aqui).

Essa super TV também introduz uma nova solução de áudio, que a LG chama de CSO (Cinematic Sound OLED). Trata-se de uma película aplicada sobre o painel OLED que contém minúsculos orifícios energizados; estes vibram comandados por algoritmos, produzindo sons por toda a superfície da tela.

 

 

Durante o evento, a LG não esclareceu se a OLED-EX é apenas um protótipo ou se já está em vias de ser lançada comercialmente. Quanto à Samsung, suas maiores atrações no K-Display foram produtos que já estão à venda na Coreia: as TVs QD-OLED, que já comentamos também, e os smartphones com tela OLED dobrável; a tela se abre em três, como na foto.

4 thoughts on “TVs: um show das marcas coreanas

  1. Olá Senhor Orlando .

    Sou um apaixonado por televisores de grandes polegadas e com qualidade de imagem . Lendo esta sua nova matéria fico eu imaginando eu ter pelo menos a oportunidade de ver estes televisores em funcionamento . Imagina que qualidade de imagem , que espetacular …eu iria pirar rsrs … Bem Orlando no Brasil o problema é a questão dos valores dos televisores pois os impostos são pra mim um crime contra a humanidade . Nem podemos ter um belo televisor de 85 polegadas pois metade do valor R$ é de impostos . A realidade !! O absurdo ….
    Brasil , meu querido e lindo Brasil que tem um território de encantar e amplo mas querer ter produto de qualidade como um TV de destaque na Europa somente no sonho .
    Um forte abraço ao Senhor Orlando e todos os leitores .
    Muito obrigado sempre pelas informações . Eu agradeço .

  2. Prezado Orlando
    vcs poderiam informar os pros e contras na comparacao entre tv 65 oled ,qled e miniled?
    obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *