“Fantástica, “sensacional”, “impressionante”… são alguns dos adjetivos utilizados pelos sites internacionais de tecnologia para descrever a TV Sony QD-OLED (mod. A95K), que acaba de ser apresentada em alguns países. Colegas dos EUA, Alemanha, Inglaterra, Austrália e naturalmente Japão puderam ver a novidade em demonstração, a convite do fabricante.

Para quem está chegando agora, trata-se da primeira versão da nova tecnologia de painéis que combina pontos quânticos (QD) com leds orgânicos (OLED). Como relatamos aqui, a Samsung havia sido a primeira a anunciar o lançamento, com estreia mundial marcada para a CES de Las Vegas em janeiro. Mas acabou cancelando tudo na última hora, e a Sony acabou assim ficando com a primazia.

O plano divulgado pela coreana era colocar o produto à venda neste mês de março, mas parece (não há confirmação) que teremos atraso de um semestre. Na verdade, a Sony se aproveita do vácuo deixado pela concorrente, só que ainda com um protótipo, previsto para chegar ao mercado em junho. Veremos.

Daí por que são altamente suspeitas as análises divulgadas até agora. Alguns sites vêm tratando seus comentários como hands-on, que no jargão da indústria é a avaliação que se faz com o produto em mãos. É completamente diferente testar um aparelho em ambiente controlado, como uma sala de testes, com acessórios e parâmetros que a equipe já domina e utiliza para todas as suas avaliações; e testá-lo num show-room do fabricante, que ali dita as regras e faz os ajustes a seu modo.

De qualquer forma, é ilustrativo considerar alguns comentários publicados por sites respeitados como CNET, Digital Trends, Tech Radar e What HiFi, baseados naquilo que a Sony mostrou aos jornalistas. Reproduzo abaixo alguns tópicos. Antes, vale lembrar que essa TV Sony A95K deve ser lançada em 55″ e 65″, com resolução 4K e frequência de 120Hz, incluindo os modos avançados de ajuste para games (como VRR). Utiliza a plataforma smart Google TV.

“Um filtro de pontos quânticos permite à TV QD-OLED combinar alto brilho com volume de cores expandido. Em poucas palavras, a A95K pode entregar vermelhos vívidos e sensacionalmente profundos e verdes gloriosos”.

“Não tivemos oportunidade de testar o áudio da A95K, mas confiamos que será ótimo… quanto à qualidade de imagem, ela eleva a performance a um nível à prova de futuro como nunca vimos antes”.

“A A95K produz azuis, vermelhos e verdes mais brilhantes e também mais puros. O segredo está na pureza das cores, especialmente o vermelho. Não é apenas melhor do que OLED, é melhor do que QLED também”. 

“As cores são as mais acuradas que já vi. As margens de erro ficam abaixo do limiar de percepção humana. E o mais impressionante é que essa TV cobre mais de 90% do padrão BT.2020. Nenhuma TV irá oferecer gráficos melhores”.

“Essa TV traz um novo recurso chamado Depth Map, que identifica e melhora os objetos próximos suprimindo suavemente a imagem de fundo(!!!). Comparamos lado a lado com uma Sony OLED A90J (2021) e constatamos que, em termos de contraste e vibração das cores, a nova TV produz imagens mais sólidas e tridimensionais”.

Certamente não teremos essa TV QD-OLED no Brasil, já que a Sony deixou o país em 2020. Vamos aguardar o lançamento da Samsung e, claro, a resposta que a LG dará a essa ofensiva da concorrência. Em tempo: o painel OLED da TV Sony é fornecido pela LG.

4 thoughts on “QD-OLED nem estreou. E já causa alvoroço

  1. Olá Sernhor Orlando .

    Muito interessante essa matéria e o lançamento da Sony com seu televisor Q-DLED . Fico triste pois a Sony deixou de investir no Brasil pois não confia no mercado Brasileiro assim penso eu !!
    Me recordo quando eu ia as lojas pra ver os lançamentos dos televisores da Sony e Panasonic pois sempre fui fã da Panasonic e em segundo Sony .
    Novamente lhe parabenizo pela excelente matéria .

  2. TV SONY QD-OLED . Corrigindo o erro em digitação acima .
    Abração

  3. Bom dia Sr. Orlando. Já havia lido sobre esses novos painéis oled, mesmo assim ótima matéria. Uma pena mesmo é a Sony ter nos abandonado. Dessa maneira não vejo motivo para trocar minha Sony de 85″, pois estou muito satisfeito e a imagem dela é impecável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *