Entre os diversos produtos exibidos na CES 2023, que está se encerrando hoje em Las Vegas, poucos deverão ter o impacto comercial das novas TVs Samsung QD-OLED. Lançada timidamente na edição 2022 apenas em 55″ e 65″ (vejam aqui), essa tecnologia amadurece visivelmente, puxada pelos altos investimentos da gigante coreana – e também da rival LG, além de uma série de fabricantes chinesas – no aperfeiçoamento dos painéis OLED.

Como já explicamos neste post, QD-OLED é uma combinação do painel de leds orgânicos, que dispensa backlight, com a película de pontos quânticos, mais conhecida pela sigla QLED. Até o ano passado, a Samsung resistia a entrar no segmento OLED alegando que os painéis utilizados pela concorrente LG eram do tipo WOLED, de baixa qualidade. Não foi o que disse o mercado: especialistas de vários países confirmaram o que vimos em nossos testes práticos, em que as TVs OLED quase sempre apresentaram desempenho superior.

Após várias idas e vindas, a Samsung tomou a decisão, em 2021, de construir uma fábrica totalmente dedicada à produção de painéis orgânicos (aqui, os detalhes). A diferença é que não utiliza o subpixel branco (WOLED = White OLED), mas um LED RGB “puro”, o que, segundo a empresa, oferece enormes ganhos na qualidade da imagem. Por ser, desde 2017, proprietária da tecnologia QD (pontos quânticos), a Samsung conseguiu juntar as duas para produzir, na nova fábrica, as TVs QD-OLED.

Detalhe sutil, mas muito significativo: a empresa desistiu de usar a marca “QD-OLED”, adotando apenas “OLED” na linha de TVs exibida na CES 2023, em tamanhos que começam em 34″ e vão até 77″ (foto acima). Está sendo um dos produtos mais elogiados do evento, graças a avanços como HyperEfficient Emitting Layer, uma camada extra de polímero ultrassensível que dobra a luminosidade de cada pixel; e o algoritmo IntelliSense, que atua sobre cada led em tempo real.

Claro, teremos que ver na prática o desempenho dessas TVs quando chegarem ao mercado, provavelmente no segundo semestre. Mas já se pode afirmar que a mudança na estratégia da Samsung representa um tremendo “up” na evolução da tecnologia OLED, um campo em que a LG até agora lutava praticamente sozinha.

2 thoughts on “Samsung, enfim, adere à tecnologia OLED

  1. Possuo, desde 2012, uma belíssima TV de Plasma PANASONIC 65VT50b, com uma imagem ainda magnífica com ótimo brilho para um plasma, com som poderoso, além do nível de preto e contraste irretocáveis, e com a vantagem ainda do 3D, que nenhum televisor possui hoje. Porém, devo admitir que agora no quesito qualidade absoluta de imagem o futuro pertence mesmo às telas OLED, cada vez melhores em tudo. Pena que não aparece nenhuma com 3D, afinal possuo mais de 60 Blu-Rays nesse formato. Fazer o que, né? “Chorei…”

  2. Olá Walter Andrade Carneiro .

    Fiquei muito feliz ao ler seu comentário .
    Eu sou um apaixonado pelos televisores da marca Panasonic e que infelizmente deixou o mercado Brasileiro pois o meu sonho era ter um OLED da marca . Quando falamos em qualidade de imagem temos que citar e lembrar do plasma da Panasonic . Eu também amigo Walter tenho o orgulho de dizer que tenho comigo em minha sala de cinema o magnifico TELEVISOR PLASMA VT60 de 65 POLEGADAS 3D e este meu TV é um dos últimos lançamentos do Plasma no Japão .
    Me recordo em que assisti a muitos anos um pronunciamento do Engenheiro da Panasonic quando afirmou que o Plasma não teria mais como evoluir com o objetivo de chegar a resolução em 4k e por isso chegou ao fim .
    Este nosso TV tem um contraste em que considero o verdadeiro preto carvão e o branco verdadeira Neve e cores de fazer inveja a qualquer outra marca de televisor e como uso o meu plasma em minha sala de cinema totalmente escura a imagem é vista de forma muito ao natural . Qualquer pessoa que aqui marca presença fica encantado com a qualidade de imagem do Plasma !!Hoje sim a tecnologia OLED na minha modesta opinião é a única que barra o plasma da Panasonic em qualidade de imagem e sei que a minha próxima compra será o OLED e como vc também sou categórico em dizer que não usarei mais meus Blu rays em 3D .
    Como vc também sou um colecionador de filmes com mais de mil DVDs todos originais e mais de 600 blu rays todos originais pois amo muito áudio e vídeo com qualidade de imagem e som . Fico triste e choro também quando lembro que o meu próximo televisor OLED não virá com a tecnologia 3D .
    Um forte abraço amigo Walter Andrade Carneiro .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *