usp.jpgA propósito do comentário que fiz aqui anteontem sobre a falta de uma política no Brasil para a reciclagem de eletrônicos, recebo com satisfação notícia que me chega pela Agência da USP, sobre um certo Plano para a Cadeia de Transformação de Resíduos de Informática. A idéia, ao que parece, seria reaproveitar e reciclar materiais de informática como hard-disks, drives e placas, entres outros.

A se confirmar, é a primeira iniciativa do gênero no Brasil e deve ser saudada com alegria.  O Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP uniu-se na semana passada ao S-Lab (Laboratório de Sustentabilidade) da Sloan School, do celebrado Massachusetts Institute of Technology (MIT), para estudar formas de reaproveitar equipamentos eletrônicos usados na Universidade. Na USP, como de resto em todo o Brasil, não há uma política oficial de reciclagem, e podem-se encontrar placas e outros componentes depositados em lixos comuns. Nesta etapa inicial, uma comissão está levantando o volume de lixo eletrônico produzido pelo CCE e especificando alternativas para a reciclagem. Mais tarde, a intenção é levar esse trabalho a todas as unidades da USP.

Claro que idéias como essa precisam ser estimuladas. Aproveitando, não posso deixar de ccomentar que a Agência da USP é a herdeira de um trabalho que ajudei a construir, com muito orgulho, nos anos 70, quando estudava na Escola de Comunicações e Artes. Junto a vários colegas, e sob orientação dos grandes professores Cremilda Medina e Paulo Roberto Leandro, participei da AUN (Agência Universitária de Notícias), que foi uma grande escola de jornalismo. Espero que os estudantes atuais da ECA também tenham a chance de aproveitar esse aprendizado.

4 thoughts on “A USP e o lixo eletrônico

  1. Caro Orlando

    Acabei de ler sua matéria sobre o Projeto de Encaminhamento Correto dos Resíduos de Informática, do CCE/USP em parceria com MIT. Como faço parte da Comissão de Sustentabilidade do CCE( que está trabalhando neste Projeto), estou respondendo para agradecer a nota e colocarmos a disposição para maiores informações.
    Pois iniciamos o plano piloto no dia 5 de junho (dia do Meio Ambiente), onde os funcionários foram convidados a descartar produtos eletro eltrônicos, em um contêiner localizado no CCE. Este Projeto é Coordenado pela Profa Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho, diretora do CCE.
    Obrigado,
    LIGIA

  2. Gostaria de conhecer e obter mais detalhes sobre o centro de reciclagem de lixo eletronico da USP.

    Grato,

    Antonio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *