As estatísticas oficiais indicam que está caindo o nível de desemprego em todo o País. A ascensão das classes C e D, somada aos ventos favoráveis da economia internacional, aumentam o grau de atividade econômica e a procura das empresas por mão-de-obra qualificada.

unemployed2.jpgMas uma matéria do Estadão nesta semana me chamou atenção por levantar um detalhe preocupante. Segundo o insuspeito IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), da USP, 46% dos desempregados estão na faixa entre 15 e 24 anos (leia o texto completo aqui). Entre dez países pesquisados pelo IPEA, o Brasil é o que ostenta a maior porcentagem: nada menos do que 19% dos brasileiros nessa faixa etária estão desempregados. “O custo para uma empresa contratar um jovem inexperiente é o mesmo de contratar um adulto com experiência”, explica o sábio professor José Pastore, da USP, especialista no assunto. “Nesse caso, elas optam pelo funcionário que provavelmente trará resultados mais rapidamente.”

Acredite se quiser: esse custo, diz o mestre, é hoje de 103% sobre o valor do salário real. Na verdade, no mundo inteiro o desemprego é maior entre os jovens do que entre os adultos, pois estes tendem a possuir melhor qualificação e experiência profissional. No Brasil, porém, o problema é mais grave porque, com o aquecimento da economia, as empresas procuram (e não encontram) gente qualificada – conseqüência direta da falta de base educacional.

Diante desse quadro, o setor de tecnologia é certamente um dos mais afetados: pessoas sem um mínimo de qualificação não têm a menor chance nesse mercado.

Para os interessados, um bom endereço para pesquisar o assunto é este: http://www.desempregozero.org.br/

1 thought on “Onde está o desemprego?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *