the-beatles-are-art-001.pngSou suspeito neste assunto, por isso leiam com cuidado as próximas linhas. Representantes dos Beatles negociam com as empresas Activision e MTV Games o licenciamento para produção de videogames baseados no quarteto. São exatamente as produtoras dos dois games de maior sucesso atualmente – Guitar Hero e Rock Bands, respectivamente – e, portanto, as mais qualificadas para levar o projeto adiante.

Não, não se animem tanto. Primeiro, as famílias dos quatro rapazes costumam zelar muito por esse tipo de licenciamento, principalmente depois das mortes de John Lennon e George Harrison e do famoso episódio da venda dos direitos das canções do quarteto para Michael Jackson. Tanto que, dos artistas do primeiro time, os Beatles foram os que desembarcaram mais tarde no campo do CD, no final dos anos 80. E até agora não liberaram suas músicas para o iTunes.

Diz o insuspeito Financial Times que o negócio está quase fechado com a gravadora EMI, dona do acervo, e com a Apple Corps, editora das músicas. Mas nada será feito sem o consentimento de Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono e Olivia Harrison. O diretor da Apple (lembrem-se: nada a ver com a empresa de Steve Jobs), chamado Jeff Jones, está empenhadíssimo no projeto dos games e digamos que tem algum cacife com a “família” Beatles. Foi ele quem os convenceu a ceder os direitos para uso no “American Idol”, sucesso juvenil da TV americana, e também no musical “Love”, produzido pelo Cirque de Soleil com base em canções do grupo. Desde então, a empresa vem recebendo centenas de pedidos para licenciar o material.

gallery_160.jpgEssa história me faz lembrar do desenho animado (foto) que criaram nos anos 60, estrelado pelos quatro. Na época, não tínhamos videoclipes como a moçada de hoje e, portanto, ver os Beatles na TV, ainda que na forma de desenho, era o máximo. A série durou quatro anos (veja aqui o site), mas na verdade não tinha a menor graça; o que queríamos mesmo era ouvir as músicas. 

É, parece que de tempos em tempos as novas gerações “descobrem” os Beatles. Será agora a vez dos gamemaníacos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *