Outra notícia que vi hoje na internet, esta um pouco mais animadora, refere-se ao balanço das vendas do setor eletrônico em 2008. Segundo a ABINEE, o mercado cresceu 10% no ano passado, apesar da queda no final do ano, faturando ao todo R$ 123 bilhões.

Os setores que mais cresceram foram os de telecomunicações (onde se incluem os celulares), com 18%, e de informática (12%). E os que mais caíram foram os de componentes (6%) e de eletrodomésticos (7%). Para 2009, a previsão é mais modesta, claro: apenas 4% de crescimento. A ABINEE, como quase todo mundo, imagina que as vendas de celulares este ano serão bem menores, apesar da chegada da geração 3G e dos smartphones.

Interessante é o que está acontecendo com os computadores. Em 2008, foram cerca de 12 milhões de unidades vendidas, mais que o total de televisores, que não consegue passar dos 11 milhões (por sinal, o site da Eletros, que deveria divulgar esses dados, está sem atualização desde novembro!). Na divisão do segmento de informática, os desktops representam 64% e os notebooks já são 36% das vendas, com tendência de crescimento. Não duvido nada que, ao final de 2009, os portáteis sejam mais de metade do total – como já acontece nos mercados maduros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *