Prometem ser acalorados os debates durante o Congresso 2009 da ABTA, que acontece a partir do dia 11 em São Paulo. Primeiro, por causa do momento conturbado que vive o segmento, colocado no centro da discussão sobre o atendimento via call-center, que gerou a inimaginável multa de R$ 300 milhões à Oi e à Claro – certo, ambas são do setor de telefonia, mas as operadoras de TV paga também são acusadas de mau atendimento pelo Ministério de Justiça, que nesse assunto decidiu unir-se aos Procons; e, depois, devido à concorrência propriamente dita, especialmente agora que a OiTV existe e está prometendo agitar o mercado.

Fui conferir o programa de debates e, logo no primeiro dia, vejam só, serão colocados lado a lado, na mesma mesa, os principais executivos das quatro maiores operadoras: Net, Sky, TVA e Embratel, além de Alberto Pecegueiro, presidente da Globosat (a Oi, pelo visto, ainda não é considerada participante do segmento). O tema proposto: “Perspectivas (do setor de TV paga) para os Próximos 20 Anos”. Se cada um dos participantes falar à mesa o que diz nos bastidores, vai ser preciso reforçar a segurança do evento…

Bem, mas o Congresso promete muito mais. Estarão presentes os maiores especialistas do País em matéria de televisão, especialmente essa prestação de serviço tão mal explorada no Brasil que é a TV por assinatura. A grade de palestras e debates já dá uma boa idéia: “WiMax – Uma Realidade para a TV por Assinatura”, “Banda Ultra-larga”, “Modelos de Negócios para Video-on-demand”, “TV Paga e Telefonia Móvel”, “Pacotes para as Classes A a C”, “Conteúdos Diferenciados para Internet e Celular”, “Pirataria Digital”, “HDTV”, “IPTV” e “Mundo sem Fio”, entre outros tema (veja aqui a programação completa).

Mineiramente, os organizadores bolaram ainda um painel sobre a polêmica questão do “Atendimento” e chamaram para comandá-lo o deputado Celso Russomano, que tenta ganhar votos posando de defensor dos consumidores. Só pode ser lobby para abrir espaço ao setor de TV paga no Congresso. Melhor pular essa parte. No mais, é um dos melhores programas de toda a História da ABTA, completando 20 anos da implantação da TV por assinatura no País. Imperdível.

3 thoughts on “TV por assinatura, em debate

  1. Esse valor quem irá pagar será o próprio consumidor. A multa de 300 milhões será incorporada aos custos do negócio e a ANATEL irá aumentar as tarifas para fazer frente ao aumento dos custos.

  2. Não tenho dúvida disso, é só verificar o aumento no reajuste anual, e afinal de conta, não somos nós assinantes que estão sendo mal atendindos, nos, que pagamos a tv e a telefonia móvel, para aonde vai esse dinheiro, deveria ser rateados a todos os assinantes de todas as empresas.

  3. Net/Sky e Tva/Telefonica monopolizam um mercado, oferecem pacotes carissímos, poderiam popularizar os serviços e assim baratear pacotes, agora telefonia móvel, o consumidor tem que estar atento ao que adquire, o que é melhor sempre tera um custo mais alto, não adianta assinar com empresas que “cobram mais barato por serviços” e a cobertura não é o que se espera, o consumidor tem que olhar onde pisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *