Meu amigo Manuel Fernandes, do site Bites, me envia os dados parciais de um levantamento que está fazendo sobre a influência da web no mundo político. Enquanto a mídia tradicional, praticamente em peso, dá seguidas manchetes sobre os escândalos de Sarney e sua turma (e o homem continua aprontando), começa a crescer em silêncio um movimento virtual de condenação aos bandidos que infestam o Congresso e o governo. Não sei a quantas anda o tal “Blog do Lula”, mas o perfil “Fora Sarney” criado no Twitter está bombando: eram 4.997 seguidores no dia 7 de julho, agora já são 10.124! E, segundo o serviço Twitter Counter, deve bater os 50.000 no mês que vem. Por sua vez, Sarney – na verdade, o jornalista-fantasma que ele contratou para essa finalidade – já postou 1.225 mensagens no Twitter, nos últimos 45 dias.

O senador pode estar comprando quem quiser para defendê-lo, mas na internet não há como controlar essas coisas. Segundo Fernandes, o “Fora Sarney” já se espalha em várias redes sociais cuja dimensão total é difícil de calcular. A análise completa dos números deve sair na semana que vem. Claro que dou todo o meu apoio e assino embaixo. Só tenho medo dessa personalização: para ser justo, o movimento deveria ser ampliado e incluir também os amigos de Sarney e aqueles, inclusive dentro do governo, que o defendem e/ou tentam encobrir suas falcatruas.

Fora todos eles!

1 thought on “Olhar digital na política

  1. Que bom para o PT que o “Fora Sarney” não virou “Fora Sarney, e leva junto seu amigo Lula”! A maioria que está repudiando o Sarney são fãs de Lula que tem vergonha de admitir que não sabem escolher presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *