HighSpeed_Ethernet_Rectangle_FINAL_10-4-09Sempre atento, Cristiano Mazza, da Discabos, mostra que já está preparado para a nova era dos conectores HDMI e nos envia informações preciosas sobre essa tecnologia. Talvez, como dizem alguns, seja apenas marketing, mas o fato é que esse padrão de conexões tornou-se tão popular – quase uma unanimidade – que suas constantes atualizações tornam-se críticas para a indústria e, é claro, também para os usuários.

Basicamente, são duas mudanças principais: a introdução da versão HDMI 1.4, que já comentamos aqui, criada para permitir tráfego de dados em aplicações interativas (o que implica um canal de retorno de áudio), e uma nova nomenclatura destinada a inibir a verdadeira picaretagem em que se transformou o comércio de cabos no mundo inteiro.

Antes de mais nada, como bem lembra Cristiano, é preciso entender que HDMI hoje é uma marca, e das mais valiosas. Seu controle pertence a uma empresa chamada HDMI Licensing LLC, que define as especificações e cobra royalties dos fabricantes de cabos e também de equipamentos que utilizam esse conector. E é evidente que essa empresa está perdendo dinheiro quando se vê tantos cabos por aí carregando a marca “HDMI” e sendo fabricados em qualquer fundo de quintal chinês, paraguaio ou mesmo brasileiro.

A idéia da empresa – não quer dizer que vá conseguir – é colocar um pouco de ordem nessa bagunça. Eles estão recomendando, por exemplo, o uso das cores preto ou cinza nos cabos, com fundo branco; e também um tamanho mínimo de 10mm. Os números que identificam as versões anteriores (1.1, 1.2 e assim por diante) não devem mais ser usados; os fabricantes de cabos têm prazo de um ano para mudar as embalagens; para os aparelhos, o prazo vai até 2012.

Ficam valendo agora as seguintes identificações:
HDMI Standard (padrão) – para sinal de vídeo SD
HDMI Standard with Ethernet – para sinal SD com canal de rede
HDMI Automotive – para sinal SD de uso em veículos
HDMI High Speed (Alta velocidade) – para sinal HD, com largura de banda de 10,2 Gigabits por segundo.
HDMI High Speed with Ethernet – para sinal HD 10Gbps com canal de rede

Os cabos High Speed cumprirão as mesmas finalidades propostas para a versão HDMI 1.4, ou seja, serão os únicos capazes de transportar sinal de vídeo 3D, assim como de resolução 2K e 4K ou com processamentos Deep Color e x.v.Color.

Enfim, todo mundo vai ter que se adaptar a essa pequena revolução.

Para os interessados pelo assunto, este artigo é valioso.

2 thoughts on “As (muitas) novidades do HDMI

  1. Vai seguir o mesmo caminho do mp….mp6, mp7….mp11…e daqui a pouco mp20, mp30….
    Na pratica, ou visualmente falando NADA de diferente, tecnicamente muita coisa….(?????), comercialmente excelente!!!!!

    …..e ha quem afirma que enxerga grandes o diferencas…..ho ho ho

  2. No inicio o HDMI, veio para simplificar as ligações. Como a cobiça por $$$ e enorme, começou esta verdadeira orgia.
    Ainda bem que o mercado sempre acaba por ditar as regras e o fim dos oportunistas !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *