Antigamente, quando alguém usava a expressão “telinha” certamente estava se referindo à televisão, comparada com o “telão” dos cinemas. Hoje, nestes tempos de mobilidade e conectividade (quase) total, a referência não faz mais sentido: é cada vez mais comum assistir a vídeos e até programas de televisão no celular, notebook etc. “Telão” significa tela de home theater, com 60, 70 ou mais polegadas. Lembrei dessa analogia ao observar a grande quantidade de aparelhos portáteis que vêm sendo lançados com capacidade de sintonizar emissoras de TV. Com a proximidade da Copa, o apelo desses produtos torna-se mais irresistível.

O netbook acima é um dos mais recentes lançamentos nessa linha. Tem tela LCD-LED de 10,1″, conexão WiFi N (a mais rápida atualmente) e sintonizador 1-Seg para captar os sinais da TV Digital. Não quero fazer propaganda, até porque não conheço o produto (os interessados podem procurar pelo código X130 no site do fabricante). Mas é um bom exemplo dessa nova tendência de mercado, em que os usuários procuram acima de tudo conveniência. Existem diversos outros netbooks, notebooks e celulares que permitem assistir TV em qualquer lugar, até mesmo no carro (cuidado, ligue apenas quando estiver num daqueles engarrafamentos medidos em quilômetros).

Quase todos os grandes fabricantes estão caminhando nessa direção: Sony, Nokia, Samsung, AOC, além das menos conhecidas C3 Tech (esta já com uma solução HDTV) e Telesystem (um GPS com TV Digital).  Este vídeo, produzido pela equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, mostra mais detalhes.

Em tempo: no Japão, acabam de sair TVs portáteis à prova d´água. Dá para ver televisão até mesmo no chuveiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *