O amigo Cristiano Mazza, da Discabos, é provavelmente a pessoa que mais entende de HDMI no Brasil. E, como essa conexão está se tornando onipresente, tudo que pudermos saber a respeito é importante. Sua empresa acaba de lançar o primeiro cabo HDMI brasileiro já dentro da nova norma High Speed 1.4, com canal de retorno de áudio. Esse provavelmente se tornará o padrão para equipamentos high-end em breve.

Mas, analisando o comportamento dos cabos HDMI convencionais, na prática, Cristiano vai descobrindo os segredos dessa tecnologia. Segundo ele, um problema relatado por muitos usuários de TVs é uma falha de imagem que se deve a erro de comunicação entre o display e a fonte de sinal (que pode ser um player ou um receptor de TV paga). Acontece, por exemplo, quando se liga um player Blu-ray a um receiver e este ao TV: a imagem sai distorcida, ou às vezes até some completamente; troca-se um dos aparelhos e o problema desaparece.

Segundo Cristiano, um dos pinos do conector HDMI tem a função de identificar as características do display (processamento de cores, freqüência, resolução etc). Se essa identificação não é precisa, surge a falha. Ainda não se conseguiu encontrar a causa, até porque já aconteceu com várias marcas diferentes de TVs e receivers. Diz o Cristiano que sua empresa continua pesquisando o assunto. Vamos esperar pelos resultados. O site da Discabos, aliás, traz vários tutoriais para quem quer se aprofundar nessa tecnologia.

Mais uma curiosidade: esta semana, Cristiano postou no site um vídeo que mostra a montagem de um cabo RF em tempo real. Vale a pena assistir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *