Cheguei hoje a Berlim para mais uma cobertura da IFA, o principal evento de tecnologia de consumo da Europa. Tudo indica que será um evento especial: além de terem aumentado o número de expositores e a área de estandes, esta será a 50a. edição da feira. E os alemães, para mostrar que espantaram de vez a crise econômica, querem fazer um evento de dar inveja aos outros países.

A IFA só abre para o público na sexta-feira, mas nestas quarta e quinta já teremos oportunidade de ver alguns destaques. Fala-se muito nos TVs 3D autoestereoscópicos, que dispensam os óculos e que, segundo a imprensa japonesa, a Toshiba irá lançar no Japão até o final do ano. Se for verdade, certamente teremos uma prévia aqui em Berlim. Só sei que há um pavilhão com mais de 2 mil metros quadrados reservado para demonstrações de 3D. Aguardem.

Numa prova de que a IFA realmente subiu de status, o presidente da Google, Eric Schmidt, confirmou hoje que estará aqui para fazer o discurso de encerramento, no dia 9. Além da questão mercadológica (a Google é talvez a empresa mais globalizada do planeta), há uma outra razão – bem mais importante – para mr. Schmidt se incomodar em vir até o outro lado do Atlântico: os alemães estão em pé de guerra contra a empresa, acusada de invadir a privacidade das pessoas com o StreetView, aquele programa do Google Maps que mostra imagens ao vivo. Várias organizações europeias estão querendo impedir. O clima vai estar quente.

Só explicando: a moça da foto é a chamada “Miss IFA”, que virou símbolo do evento e, pelo que se vê nas ruas de Berlim, ídolo nacional. Seus posters estão em toda a cidade. Para quem não entendeu, na foto ela finge que está “passando a ferro” o próprio vestido, numa alusão ao fato de que a IFA é, também, uma feira de eletrodomésticos. Com todo respeito!

2 thoughts on “O que veremos na IFA

  1. Meu comentário é simples, é apenas uma pergunta, QUANDO NÓS BRASILEIROS TEREMOS A OPORTUNIDADE DE TER ALGO SEMELHANTE AQUI NO BRASIL, PRINCIPALMENTE QUE SEJA FEITA EM SÃO PAULO??

  2. Francisco, não reclame de São Paulo. Antes de fazer isto, passe uns dias aqui na Provincia do Plata, também conhecida como Rincão Gaúcho! Aí verá o que é atraso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *