Não tem jeito: os fabricantes de LCD continuam em sua busca incessante de um milagre que faça essa tecnologia superar o plasma. Com os backlights de led, chegaram mais perto. Agora, a novidade chama-se Nano-LED e está sendo demonstrada aqui na IFA pela LG. Pelo que me explicaram dois técnicos da empresa coreana, trata-se de uma maneira mais eficiente de espalhar a luz por trás do painel de cristal líquido – digo, mais eficiente que os dois processos usados nos modelos atuais: edge-lit (em que os leds luminosos ficam nas bordas do painel) e local-dimming (os leds são montados na própria superfície do painel).

E como funciona? No backlight Nano-LED, como o próprio nome indica, os leds são menores, praticamente do mesmo tamanho dos pixels que formam a imagem. Cada pixel, portanto, é iluminado individualmente; a intensidade e estabilidade da luz é controlada via processadores, num método que a LG chama de “Micro Pixel Control”. Combinando essa tecnologia com a freqüência mais alta na atualização da tela (400Hz, nos modelos produzidos para a Europa; 480Hz para Brasil e EUA), tem-se uma taxa de contraste mais alta e uma definição de cores mais perfeita.

Ah! Sim, uma informação que para a LG não é mero detalhe: com esses micro-leds, consegue reduzir ainda mais a espessura dos TVs. Os modelos da LEX8, que estão aqui na IFA (vejam a foto), tem apenas 0,88cm. A imagem realmente é impressionante. Mas, como isso acontece em todas as demonstrações, vamos ter que esperar a chegada dos Nano-TVs ao mercado para saber se tudo isso que está sendo divulgado bate com a realidade.

A propósito, vejam também um vídeo que está no nosso hot site IFA 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *