Outro dia, via na TV a história de um homem que “vendia” empregos no serviço público. Cobrava R$ 4 mil de suas vítimas para conseguir vagas sem necessidade de concurso. Vários caíram nessa, o que vem provar que o brasileiro tem uma capacidade inabalável de tentar levar vantagem em tudo, sempre. O tal trambiqueiro foi preso, mas acho que as “vítimas” também deveriam ser; afinal, sabiam que aquilo era trambique. Ou não?

Lembrei dessa história ao ler a notícia de que provedores já estariam oferecendo conexões de banda larga por conta da Telebrás, sem estarem autorizados por esta. A denúncia partiu do próprio presidente da empresa, Rogerio Santanna (leia aqui os detalhes), advertindo que ninguém ainda pode comercializar essas linhas. As fraudes vêm acontecendo, segundo ele, em Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Quem caiu nessa merece.

5 thoughts on “No país da fraude

  1. Provavelmente este sujeito deve falar mal de políticos!!! Imaginem em quem ele votou nas últimas eleições! Alguém que deve estar representando ele muito bem…

  2. Tenho a impressão que o 171 está grafado de forma indelével no DNA dos brasileiros afinal,em última análise, somos todos descendentes dos degredados(crimonosos irrecuperáveis)portugueses que aqui foram deixados pelas primeiras expedições exploradoras logo após a “descoberta” do Brasil.Tenho vergonha de fazer parte de uma população assim.

  3. E a Austrália Rubens? Foi colonizada pelo que tinha de pior na Inglaterra e hoje não estão nem aí para estarem entre as 10 maiores potências. Mas em compensação não tem Classe D ou C. Todos são B ou A! Você acha que só descendentes de portugueses são picaretas? Nosso problema está no nosso mito fundador criado pelos portugueses que vieram para o Brasil na instalação da corte. Ao contrário dos outros países, no início aqui tudo era fácil, tudo caia do céu, tudo era garantido pela corte. Assim pessoas de todas as raças vieram aqui “mamar” das riquezes aparentemente inesgotáveis. Somos descendentes de várias raças que vieram para o Brasil porque aqui tudo é fácil.

  4. Aos interessados no assunto, recomendo os livros “1808”, de Laurentino Gomes; “Capitães do Brasil” e “Brasil – Uma História”, de Eduardo Bueno. Tá tudo muito bem explicado lá. Abs. Orlando

  5. Acho que Fabio escreveu duas palavras que são a essência do que somos e por que somos: “Mito Fundador”. O mito Fundador de uma sociedade é como o DNA de uma pessoa. Você é negro ou branco e nunca vai deixar de ser porque está no seu DNA. Somos vagabundos e queremos tudo pelo meio mais fácil porque nosso Mito Fundador foi plantado assim. A diferença é que o DNA define caracteristicas biologicas e isto não mudamos. Quando temos ciência de nosso passado de vagabundos, podemos ou não mudar isto. Aí entra a educação, outro defeito grave dos brasileiros.
    Sobre nosso Mito Fundador recomendo:
    História do Povo Brasileiro – Mito Fundador e Sociedade Autoritária
    de Marilena de Souza Chaui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *