E, falando em evento, nunca é demais lembrar a importância da atualização e do aprimoramento técnico profissional. Todo dia leio na imprensa notícias sobre a falta de mão de obra qualificada no Brasil, um problema que testemunhamos de perto há anos. Já perdi a conta das vezes em que me pediram indicação para determinadas vagas, inclusive algumas muito bem remuneradas, e os possíveis candidatos simplesmente não existiam (ou não apareciam). Como já comentei aqui, a raiz do problema está no descaso com que vem sendo tratada, há décadas, a educação de base. De pouco adianta fazer uma boa faculdade se a pessoa não teve um aprendizado sólido anterior.

Infelizmente, a maioria prefere viver reclamando da falta de oportunidades, quando na verdade elas estão ao alcance da mão, exigindo apenas um pouco mais de esforço. No caso específico do segmento de áudio, vídeo e sistemas eletrônicos residenciais, ainda é comum ler e ouvir profissionais queixando-se da concorrência dos magazines, um fenômeno que é quase tão antigo quanto o próprio mercado. Aqui mesmo, neste blog, volta e meia alguém protesta contra a ‘falta de apoio ao revendedor especializado’, como se esse fosse um problema exclusivo do Brasil e não uma característica da indústria como um todo (e não apenas a indústria eletrônica). Outro dia, trocando emails com um amigo que possui loja nos EUA, chegamos à mesma conclusão: lá, onde a crise hoje é muito mais feroz do que aqui, as grandes redes (WalMart, BestBuy, Target etc.) impõem aos fabricantes suas condições de negociação – e é natural que assim seja, pois possuem a maior parte dos canais de atendimento ao consumidor.

Ao revendedor especializado cabe descobrir seus nichos, entender as particularidades de sua cidade ou região e oferecer um serviço diferenciado, conquistando o cliente pela força do relacionamento e do trabalho customizado, coisa que nenhum magazine pode oferecer. Como fazer isso? Não existe uma fórmula mágica, até porque não estamos falando de receitas prontas. Cada um deve descobrir a sua. É com esse objetivo, entre outros, que estamos preparando o Programa de Certificação “Home Expert”, que terá início no próximo dia 28. A ideia é fornecer elementos técnicos e mercadológicos para que cada empresa ou profissional especializado aprenda a executar esse trabalho melhor do que o faz atualmente.

As informações detalhadas estão no endereço http://www.homexpert.com.br. Quem não quiser ficar para trás nesse mercado precisa aproveitar essa e as outras oportunidades de aperfeiçoamento que aparecerem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *