Muitos empresários brasileiros se queixam da “invasão” de produtos importados. Têm razão. Poucos países no mundo possuem tantas barreiras à importação e, no entanto, poucos oferecem tanta “muamba”. Basta andar na rua para tropeçar em bugigangas de todo tipo. As barreiras se aplicam apenas àqueles que aceitam trabalhar dentro da lei, como já estamos cansados de saber.

Recentemente, num debate na GloboNews, vi representantes da Fiesp e dos sindicatos de trabalhadores defenderem que o governo os proteja, baixando juros e câmbio, e pedindo medidas mais fortes contra as importações que vêm da China. Nenhuma palavra sobre contrabando ou estímulo à produtividade das empresas brasileiras. Como alguém já disse, quando patrões e empregados se unem é porque estão querendo dinheiro do governo…

Por tudo isso, é admirável o esforço de algumas empresas nacionais na área de tecnologia, uma das mais afetadas pela tal “invasão”. Uma delas é a Discabos, de São Paulo, que conquistou e vem mantendo seu espaço graças a uma preocupação quase obsessiva em inovar. Seu mais recente lançamento é uma linha de painéis modulares para cabeamento de áudio e vídeo (foto), cujas especificações podem ser conferidas aqui. É apenas um exemplo de produto que não se encontra em qualquer esquina e que foi produzido com a criatividade nacional. E sem proteção do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *