Só mesmo o velho humor britânico para enfrentar um ano como tem sido este para os japoneses. Foi assim, com ironia e piadinhas sobre os concorrentes, que sir Howard Stringer, chefão da Sony, abriu hoje a apresentação da empresa na IFA. “Foi um verão terrível”, disse ele. “Fomos inundados, sacudidos, espremidos, hackeados… Mas, tudo bem, esse verão ficou para trás. Estamos mais fortes do que antes”.

Stringer se referia, é claro, à série de acontecimentos que, desde o final do ano passado, vem abalando o Japão e a Sony. Houve o tsunami e os terremotos de março, mas já antes disso a empresa sofreu – e perdeu bilhões – com os ataques de hackers à sua rede PlayStation Network. Sem falar na recessão econômica, em que o Japão e os EUA – os dois mercados mais importantes para a empresa – foram os que mais sofreram. “As vendas estão voltando a crescer”, continuou Stringer, tentando mostrar otimismo. “Tivemos mais de 3 bilhões de novos usuários do PlayStation depois dos ataques. E agora vamos explorar muito a força dos nossos conteúdos”.

Passou então a enumerar o que a Sony está trazendo para a IFA e o que pretende fazer nos próximos meses. A entrada no segmento de tablets (um deles com tela dupla – veja a foto) é talvez o passo mais arriscado nesse projeto. “Sim, a Apple faz o iPad e a Samsung faz TVs. Mas será que eles são capazes de fazer filmes? Nós somos. E também conteúdos para TV, jogos, livros. A partir de agora, o mantra da Sony será integrar tudo isso, de uma forma que seja fácil para o consumidor perceber o valor dessa integração”.

Se vai dar certo? Quem poderá saber? Stringer deixou no ar uma possível resposta, quando comentou a atual posição da Sony na indústria eletrônica. “O importante não é ser o primeiro, mas ser o melhor”.

2 thoughts on “O primeiro ou o melhor?

  1. No texto diz que a Sony teve 3 bilhões de novos usuários na PlayStation Network… não seria milhões?

  2. Sim, Marcos, desculpe. Ele disse “bilhões”, mas com certeza se confundiu. Obrigado. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *