São as duas principais tendências atuais no mercado de TVs: a tecnologia 3D e o conceito de “TV conectado”, que alguns chamam “web TVs”, mas que a maioria dos fabricantes decidiu batizar “Smart TVs”. A princípio, pensava-se que o 3D seria a grande revolução. Com o sucesso de Avatar e outros filmes no cinema, muitos chegaram a dizer que a televisão convencional (2D) estava com os dias contados. Depois, viu-se que era exagero: nem todo mundo gosta de ver imagens tridimensionais – pelo menos, não a toda hora. Cinema é uma coisa, TV é outra.

Com a possibilidade de agregar aos TVs, via software, uma série de recursos dos computadores, os fabricantes descobriram esse novo filão: TVs que acessam a internet e podem compartilhar redes. Pra quê computador, se eu posso ver tudo que quero na tela do meu TV, no conforto do sofá, acionando o controle remoto? Outro engano. TV é uma coisa, computador é outra. Quando se está na internet, geralmente exige-se privacidade. Navegar é um ato solitário por definição, e se o computador trava você sofre sozinho! Ver televisão quase sempre é um ato coletivo, compartilhado com a família e/ou os amigos. Ninguém imagina um TV travando na hora do jogo ou da novela…

Então, o que é melhor? Um TV 3D ou um Smart TV? Ou um que faça as duas coisas? Bem, pelo que estamos vendo aqui na IFA, os próprios fabricantes estão divididos a respeito. Conversei hoje com Kenneth Hong, o homem que dirige a área de comunicação global do grupo LG, ou seja, é quem tem na cabeça a estratégia para a marca. Num inglês fluente, ele me explicou por que a empresa decidiu, agora, mudar sua estratégia: antes, Smart TV era o principal feature, como gosta de dizer o pessoal de marketing. Pesquisas indicavam que o consumidor é muito mais atraído por uma tela cheia de funções do que pelas imagens tridimensionais que muitas vezes causam tontura e irritam os olhos.

Pois bem, tudo mudou (vejam na foto o estande da empresa na IFA). “Sabemos agora que Smart TV não é mais um diferencial”, diz Hong. “Todos os fabricantes têm e todos funcionam praticamente da mesma maneira. Como o consumidor pode diferenciar um produto do outro? Já o 3D é diferente: nós temos uma solução, baseada na tecnologia passiva, que é mais barata e mais confortável para a maioria das pessoas. Então, decidimos apostar nela. Vai levar algum tempo, mas temos certeza de que o consumidor vai saber optar. Não agora, porque ele ainda não se acostumou à ideia. Mas também foi assim na época do TV em cores. No início, era caro e as pessoas diziam que não precisavam. Depois, todo mundo aderiu”.

Hong mostra convicção. Disse, por exemplo, que a LG perdeu muito dinheiro com essa decisão, porque já tinha vendido muitos TVs com óculos ativos e ainda tem muito em estoque. “Além do mais, a tecnologia ativa nos dá margens de lucro mais altas”, diz ele. Mas a decisão está tomada, e não tem mais volta. Ainda que outros fabricantes – especificamente: Sony, Samsung e Panasonic – tenham se juntado numa espécie de consórcio para defender a tecnologia ativa (mais detalhes aqui). “Eles fizeram isso por desespero”, me diz Hong. “Precisavam se unir para enfrentar essa disputa. Nós estamos tranquilos. Estamos sendo procurados por outros fabricantes, que querem usar nosso filtro FPR (Film-patterned Retarder). Mas, se ninguém quiser aderir, tudo bem. Continuaremos sozinhos. E vamos vender mais, porque sabemos que é isso que o consumidor deseja”.

Será excesso de otimismo? Talvez. Mas foi engraçado ver que, no estande da Samsung (foto abaixo), as palavras de ordem são “Smart TV”, “conteúdo” e “aplicativos”. Ou seja, pela enésima vez, LG e Samsung trilham caminhos opostos.

9 thoughts on “3D ou Smart TV: o que você prefere?

  1. Respondendo à pergunta: para falar a verdade não me sinto atraído (pelo menos ainda) nem por 3D nem por Smart TV.

    Esperava ver nessa IFA pelo menos uma Plasma 21:9 ou novidades em OLED, mas como você disse Orlando, nada nem de um nem de outro. Uma pena.

    Espero que nessa corrida da Smart TV não deixem a qualidade da imagem 2D (item principal da TV) de lado.

    Mas parece que isso já pode estar acontecendo, principalmente em LCD’s. Não vejo muitos modelos de LCD’s-LED backlit com local dimming aparecendo, que seria o supra-sumo quando se fala em LCD’s. Podiam investir mais nisso e baratear o custo dessas TV’s que são caríssimas.

    Tem aparecido muito modelo de LCD-LED backlit com local dimming por aí Orlando?

    E no campo de Plasmas, o que você pode adiantar?

    Abraço

  2. Sim, tem algumas novidades. De uma olhada lá no site. Obrigado. orlando

  3. Olá Orlando .
    Primeiro fico sempre orgulhoso em saber que o Senhor sempre está presente nas principais feiras de eletrônicos . Parabéns !!
    Vi o video onde o mesmo fala da tv de 55 polegadas da toshiba 3D sem o uso do oculos e pelo jeito a qualidade de imagem( profundidade) não é lá grande coisa . A final a tv 3D da LG 72 polegadas foi a que mais lhe chamou a atenção ou não na feira , quando falamos não so em envolvimento 3D mas principalmente quesito qualidade de imagem ?
    Um abraço e aguardo se posssivel a resposta .

  4. Olá José Carlos, obrigado pelas palavras. Em termos de qualidade de imagem, é muito difícil, numa feira como a IFA, apontar um aparelho melhor. Todas as grandes marcas apresentam excelente imagem. Claro que os modelos maiores – como o LED LG de 72″ e o plasma Panasonic de 150″ – impressionam mais. Abs. Orlando

  5. Caro Rubens, você tem razão, a tendência é os fabricantes tentarem aprimorar os LED-LCDs edge-lit, que são mais baratos para produzir. Na IFA, realmente havia poucos local-dimming. Abs. Orlando

  6. Boa tarde, estou querendo comprar uma televisão 3d de 40″, porém estou pesquisando e encontro conflitos com as marcas samsung e lg, em questão de qualidade de imagens, em resultado apontam para a sony, dizendo ser a melhor em questão, gostaria de sua opnião, qual marca atende todos os requisitos para um melhor conforto.

    Obrigado

  7. Olá Anderson, já comentamos o assunto aqui. A qualidade de imagem dos TVs atuais é muito semelhante. No caso dos 3D, depende muito de cada pessoa. O óculos da LG (passivo) é mais leve e confortável, mas a profundidade com os óculos ativos (Sony e Samsung) é maior. Dê uma olhada nos comentários anteriores digitando no campo de busca a expressão “TV 3D”. Abs. orlando

  8. Olá, bom dia!!!

    Parabéns pelos excelentes artigos!
    Tira uma dúvida minha: pretendo investir numa Tv nova, e com orçamento pequeno. O que vc me indicaria?
    Uma Smart Tv ou uma 3D? Visto que a combinação das duas sai mais caro…
    Abraços e obrigado!

  9. Essa é fácil, Josué: quase todos os TVs agora são Smart. E, se vc é fã de filmes 3D, vale a pena investir num TV desses; caso contrário, fique só com o Smart. Detalhe: é bom ter também uma ótima banda larga, se não vc não vai poder aproveitar esse recurso. Abs. Orlando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *