Nesta época, são comuns as listas de “melhores do ano” e as previsões para o ano que vem, em todos os segmentos. Na área de tecnologia, não é diferente. Já vi umas dez listas desse tipo, algumas das quais misturam, sem cerimônia, aspectos técnicos e desejos inconfessáveis de seus autores. Há, por exemplo, quem esteja torcendo para o iPhone 5 traga esta ou aquela função, como se disso dependesse o futuro da humanidade. Após tantos anos, uma das coisas que aprendi é que essas previsões (OK, vamos chamá-las assim) não passam de diversão sem compromisso. Mais ou menos como dar palpite em futebol: quem o faz não tem responsabilidade sobre o resultado, portanto, sente-se livre para falar à vontade.

De tudo que li sobre as tendências da tecnologia para 2012 (na verdade, para os próximos anos), faço aqui um resumo do que considero mais interessante. Lembrando que o Brasil, apesar da euforia, continua sendo um país de Terceiro Mundo, onde as coisas demoram a acontecer (quando acontecem):

Mobilidade – Esta é fácil: não se trata mais de novidade. Tudo, cada vez mais, tende a ser usado em trânsito, pois as pessoas vão se acostumando com a comodidade dos dispositivos portáteis. Portanto, vai crescer o tráfego de conteúdos via redes sem fio. O que vimos até agora foi apenas o começo.

Redes domésticas – Também vão se espalhar. As famílias de classe média hoje já possuem vários aparelhos “conectáveis”. Portanto, nada mais natural do que integrá-los em rede, de modo que todos na casa possam aproveitar a mesma conexão de banda larga. Com os preços em queda, cada vez mais vale a pena adquirir produtos com Wi-Fi embutido.

Telas de toque – O sucesso retumbante do iPad não apenas criou uma nova categoria de produto (os tablets), como também está disseminando o uso de displays touchscreen. Teclas e botões vão aos poucos se restringindo a funções básicas, como o velho liga-desliga. Já temos monitores de computador desse tipo, logo chegam os TVs.

Pagamentos móveis – A tecnologia conhecida como NFC (Near Field Communication) está chegando aos meios de pagamento portáteis. Em breve, estaremos pagando nossas compras com o celular. Detalhe: como no item “mobilidade”, isso depende fundamentalmente da capacidade das redes, e nesse ponto os brasileiros ainda vão sofrer muito.

Segunda tela – Com a popularização das redes sociais, muita gente está adquirindo o hábito de fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo. Exemplo: enquanto assiste a um programa de televisão, utiliza o smartphone ou tablet para conversar com os amigos no Facebook. Alguns conseguem conciliar as atividades sem se confundir; ou, pelo menos, pensam que conseguem… Pessoalmente, acho difícil prestar atenção a um filme ou uma entrevista e, ao mesmo tempo, conversar. Seja como for, essa é uma mudança de comportamento significativa nos tempos atuais.

Smart TVs – Sim, esse deve estar sendo um dos produtos mais vendidos atualmente, e vai continuar assim por algum tempo. O que falta saber é em que medida os telespectadores vão trocar seus programas favoritos pelos aplicativos oferecidos nos TVs. Resposta daqui a alguns meses.

Comando por gestos e voz – O Kinect, da Microsoft, foi um dos lançamentos mais importantes de 2011, explorando a fundo o conceito da comunicação gestual. Outros fabricantes devem seguir a mesma linha no ano que vem. E já temos no mercado alguns modelos de automóveis com funções acionadas por voz. Grandes empresas estão investindo pesado nessas duas tecnologias, ou seja, não há como evitar a sua propagação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *