Não, não estou falando das reformas que poderiam modernizar o país (tributária, previdenciária, trabalhista…). A notícia que li hoje, na coluna Radar da Veja Online, diz que um em cada quatro brasileiros planejam reformar sua casa nos próximos doze meses. Boa notícia? Para quem trabalha no setor de construção, incluindo projetos e, claro, equipamentos eletrônicos e automação residencial, é uma ótima novidade. Pelo último censo do IBGE, seriam aproximadamente 10 milhões de famílias com disposição para investir numa reforma e, portanto, propensas (na teoria) a adotar novos recursos de tecnologia.

Embora a pesquisa possa estar enviesada (foi encomendada pelo Clube da Reforma, entidade mantida pelos fabricantes de material de construção), não há detalhamento sobre o extrato social dos mais de 3 mil entrevistados. Apenas o percentual de pessoas animadas por região: Norte, 36%; Centro-Oeste, 32%; Sul, 30%; Nordeste, 27%; e Sudeste, 26%. Se pudéssemos tomar esses números como verdadeiros, teríamos 4 milhões de reformas começando agora (o levantamento foi feito entre setembro e outubro), somente na região Sudeste.

É hora, portanto, dos profissionais do nosso setor procurarem essas famílias. E, pensando bem, melhor que elas estejam querendo fazer reformas do que aumentar a absurda quantidade de edifícios que se constroem a cada dia nas grandes cidades. Fiquei espantado ao ler, recentemente, um arquiteto dizendo que São Paulo é a cidade do mundo com o maior número de arranha-céus!!! Fui conferir. Não é bem assim. Esta lista, que não sei até que ponto está atualizada, coloca a capital paulista em terceiro lugar no ranking mundial, atrás de Hong Kong (campeoníssima) e Nova York. Mas o Rio de Janeiro vem em oitavo lugar, Recife em 22°, Campinas em 25° e Porto Alegre em 35°, apenas para ficar nas 50 mais.

Chega!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *