O título acima é o mesmo de uma reportagem publicada ontem no site americano CE Pro, destinado a projetistas e instaladores de sistemas residenciais. Tem a ver, claro, com a chegada dos TVs gigantes, com telas acima de 70 polegadas, que temos comentado tanto nas últimas semanas. Numa enquete com integradores, o site apurou que muitos consideram esses aparelhos o item “mais empolgante” de seus projetos para os próximos anos. Alguns mencionaram também as conexões sem fio, e outros citaram os recursos para streaming de vídeo como os que mais têm chance de seduzir o consumidor.

É curioso lembrar que, para muitos profissionais do setor (ouso dizer a maioria), projetar um sistema com TVs era impensável até outro dia. Na ânsia de gerar receita sobre a venda pura e simples de equipamentos, e não sobre o serviço especializado que prestam, esses integradores tentavam forçar a venda de projetores, mais caros que os TVs. O argumento é que esse é “o único” aparelho capaz de reproduzir num ambiente doméstico a sensação do cinema. Hoje, os papeis estão invertidos. Projetores caíram incrivelmente de preço (embora os modelos de alto desempenho continuem caríssimos), e os TVs ganharam novo status, principalmente com a chegada da tecnologia UltraHD (4K).

Há um outro fator que levava (e ainda leva) alguns projetistas a não especificarem TVs para salas de home theater: é mais fácil trazer do Exterior um projetor, leve e pequeno, do que um TV de, digamos, 50″. Em muitos casos, só quem ganha com isso é o importador, nem sempre legal. Certos projetos que nossa equipe visita, para publicação na revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, deixam claro que a opção escolhida não foi a melhor para o usuário.

Com os TVs gigantes, essa relação pode se alterar. Quem quer comprar apenas preço  com certeza irá continuar instalando projetores de baixo ou médio desempenho, na ilusão de ter seu “cinema em casa”. Este, no entanto, só merece o nome se o sistema de projeção for a) projetor high-end (DLP ou SXRD) + tela de ganho neutro + estrito controle das luzes na sala, de preferência com cortinas blackout; ou b) TV 4K, Full-Led ou Local Dimming, ou plasma de última geração. E, claro, tudo bem instalado e num ambiente apropriado.

3 thoughts on “TVs, a próxima atração

  1. Com o preço de uma TV 4K compra-se um excelente projetor full HD uma excelente tv plasma ( ou led, como prefere os vendedores que não gostam de plasma porque é muito barato) e com o resto o dinheiro se faz uma boa viagem. Até que o conteúdo 4k chegue ao planeta terra, os equipamentos já estarão obsoletos mesmos e os instaladores estarão querendo vender alguma nova tecnologia emergente e o conteudo 3D poderá enfim ter virado corriqueiro e o full HD poderá ter virado padrão nas transmissoes da TV.

  2. Desde adolescente sou apaixonado pelo conceito de home theater ou de ter um cinema em casa e conforme fui aprendendo, ganhando experiência e tendo mais recursos para isso fui melhorando meu sistema. Tenho hoje uma pequena sala dedicada com um projetor Sannyo Full Hd que é minha paixão. Em 2014 me mudarei para um novo apartamento que está em construção e desta vez entra na brincadeira uma nova fase da tecnologia, irei incorporar a automação no projeto. Contratei uma empresa especializada para fazer os projetos e terei persianas, luzes, trancas, câmeras e outros aparelhos integrados, o que tem me deixado bastante ansioso e atualmente é o novo divisor de águas para mim. Contudo no aspecto das televisões ainda não consegui chegar ao mesmo prazer que vejo nas descrições entusiasmadas aqui do Blog do Orlando ou da Revista Home Theater (que sou assinante) devido à características da tecnologia. Vou às lojas sento em frente à esses televisores gigantes com os conteúdos prontos e acho bonito, mas quando falamos em filmes e à sensação de cinema não consigo ficar satisfeito e não entendia o porquê. Até que vi um engenheiro explicando que os televisores tem uma emissão de luz direta, os pixels são montados e a luz é enviada diretamente aos olhos e no projetor isso é feito e jogado em uma tela que o reflete e nosso cérebro sabe a diferença e por costume associa essa característica ao cinema. Bingo! Acho que em meu novo projeto vou colocar um Led desses de 50 ou 60 polegadas para ver Jornal Nacional ou as crianças verem desenhos, mas na hora mágica dos filmes ainda acho que não tem jeito é descer a tela e o projetor, fechar tudo para ficar escurinho, o ar-condicionado em posição glacial e partir para o abraço!

  3. ATÉ AGORA ESSAS TVS NÃO ME CONVENCERAM

    USO DIARIAMENTE UM PROJETOR INFOCUS X1 PARA USO NET E NET HD

    A IMAGEM MESMO EM 480i AINDA É MUITO MAIS NATURAL E SUPERIOR A UMA TV HD

    ALÉM DISSO O CANSAÇO VISUAL É MENOR

    A UNICA VANTAGEM DA TV É A POUCA INTERFERENCIA DA LUZ EXTERNA E A INSTALAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *