Neurônios a todo vapor

13 de setembro de 2013

De volta da IFA, após uma viagem meio conturbada, mergulhamos de cabeça em dois outros eventos que acontecem esta semana em São Paulo. Primeiro, o encontro “THX no Brasil”, promovido pela revista HOME THEATER & CASA DIGITAL em parceria com a Epson e com a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial). Na terça-feira, ao final de mais uma etapa do Programa de Certificação Home Expert, recebemos Jon Cielo, engenheiro da THX, empresa fundada pelo cineasta George Lucas há mais de trinta anos e que se tornou referência em áudio para cinema e vídeo. Ontem, Cielo fez uma apresentação para cerca de 100 profissionais do mercado, enriquecendo a programação de palestras do Congresso HABITAR, da Aureside, que por sua vez acontece simultaneamente à ExpoPredialTec 2013, feira de automação residencial e tecnologias de áudio e vídeo.

Com a cabeça já bagunçada pelo (con)fuso horário, confesso que não foi fácil arranjar espaço nos meus dois neurônios para assimilar a “aula” de Cielo, que nos contou um pouco do que a THX faz e também dos planos da empresa para o mercado brasileiro (neste vídeo, ele nos deu um bom resumo). A ideia é trazer para o país os programas de certificação desenvolvidos nos EUA, com as devidas adaptações, a partir do ano que vem. Claro, a THX tem interesse também na venda de cada vez mais produtos certificados, como receivers, players, processadores, caixas acústicas e TVs. E está iniciando justamente agora um programa para certificação de aparelhos portáteis, como smartphones, tablets, notebooks e fones de ouvido.

Após o papo com Cielo, percorremos alguns estandes da ExpoPredialTec, que este ano tem cerca de 30 expositores. O mais interessante do evento, pelo que ouvimos deles, é o perfil dos visitantes: profissionais vindos de diversas partes do país e profundamente interessados nas novas soluções exibidas. Continua enorme a carência de informação pelo Brasil afora, pois são poucas as empresas que conseguem manter representantes em todas as regiões importantes. Uma feira com essa proposta é fundamental para que o mercado cresça em bases sólidas.

Hoje, estaremos lá de novo. E depois contamos as novidades.

Deixe uma resposta