De volta da IFA, após uma viagem meio conturbada, mergulhamos de cabeça em dois outros eventos que acontecem esta semana em São Paulo. Primeiro, o encontro “THX no Brasil”, promovido pela revista HOME THEATER & CASA DIGITAL em parceria com a Epson e com a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial). Na terça-feira, ao final de mais uma etapa do Programa de Certificação Home Expert, recebemos Jon Cielo, engenheiro da THX, empresa fundada pelo cineasta George Lucas há mais de trinta anos e que se tornou referência em áudio para cinema e vídeo. Ontem, Cielo fez uma apresentação para cerca de 100 profissionais do mercado, enriquecendo a programação de palestras do Congresso HABITAR, da Aureside, que por sua vez acontece simultaneamente à ExpoPredialTec 2013, feira de automação residencial e tecnologias de áudio e vídeo.

Com a cabeça já bagunçada pelo (con)fuso horário, confesso que não foi fácil arranjar espaço nos meus dois neurônios para assimilar a “aula” de Cielo, que nos contou um pouco do que a THX faz e também dos planos da empresa para o mercado brasileiro (neste vídeo, ele nos deu um bom resumo). A ideia é trazer para o país os programas de certificação desenvolvidos nos EUA, com as devidas adaptações, a partir do ano que vem. Claro, a THX tem interesse também na venda de cada vez mais produtos certificados, como receivers, players, processadores, caixas acústicas e TVs. E está iniciando justamente agora um programa para certificação de aparelhos portáteis, como smartphones, tablets, notebooks e fones de ouvido.

Após o papo com Cielo, percorremos alguns estandes da ExpoPredialTec, que este ano tem cerca de 30 expositores. O mais interessante do evento, pelo que ouvimos deles, é o perfil dos visitantes: profissionais vindos de diversas partes do país e profundamente interessados nas novas soluções exibidas. Continua enorme a carência de informação pelo Brasil afora, pois são poucas as empresas que conseguem manter representantes em todas as regiões importantes. Uma feira com essa proposta é fundamental para que o mercado cresça em bases sólidas.

Hoje, estaremos lá de novo. E depois contamos as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *