Participando nesta quarta-feira de um debate no Congresso HABITAR, da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial), pude aprender um pouco mais sobre conceitos como “casa conectada”, “comunicação sem fio” e “automação como serviço”. Claro, não são ideias novas, mas ainda estamos longe de entendê-las em toda a sua complexidade.

O evento deveria contar com a presença de Julie Jacobson, editora do site americano CE Pro, uma espécie de “bíblia virtual” dos profissionais de sistemas eletrônicos residenciais. Devido a um acidente, porém, ela não pôde vir; enviou sua apresentação online sobre as tendências do mercado de automação, junto com alguns comentários. Graças a estes, e mais duas rápidas análises de representantes da Z-Wave Alliance, acredito que os participantes tenham saído com uma ideia mais clara sobre esse universo tão fascinante quanto dinâmico.

A partir do mercado americano, Julie destaca cinco tendências principais, que no entanto valem para o mundo em geral:

IoT (Internet das Coisas) – Como comentamos ontem, o conceito engloba a comunicação fácil e rápida entre todos os tipos de aparelho eletrônico.

Segurança – Um item cada vez mais valorizado pelos usuários e cujos avanços tecnológicos têm sido notáveis.

Economia de energia – Embora no Brasil poucos se preocupem com isso, nos países mais avançados a consciência do consumidor está obrigando as empresas a investirem mais e mais em produtos de menor consumo e que utilizem materiais não agressivos ao meio ambiente.

Nuvem – Aumenta rapidamente a oferta de serviços remotos, o que inclui também alguns itens de automação; mas isso não quer dizer que não haja problemas e até riscos na sua implantação prática.

HAaS (Home Automation as a Service) – Ao pé da letra, quer dizer “automação residencial como serviço”. Significa a possibilidade que se abre para o integrador cobrar pelo projeto e instalação dos sistemas, além de fidelizar o cliente com um trabalho eficiente de pós-venda (que também passa a ser remunerado).

Bem, são apenas cinco itens (e há alguns outros), que merecem seus desdobramentos. Faremos isso aos poucos, nas próximas semanas. Importante para os usuários, assim como para os profissionais da área, é buscarem mais informação a respeito. Já não estamos falando de futuro, mas de um presente batendo em nossa porta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *