Untitled-1Aparentemente, os fabricantes de TVs e os estúdios de Hollywood chegaram definitivamente à conclusão de que seu futuro depende da tecnologia 4K. E de que, para que esta decole, é fundamental acelerar a produção de conteúdo compatível.

É o que transparece do anúncio, feito nesta segunda-feira em Las Vegas, durante a CES 2015, da criação da UHD Alliance. Quando surgiu a alta definição, há mais de dez anos, não foi necessário criar nenhum aliança. Foram lançados os TVs, os consumidores compraram, as emissoras se modernizaram rapidamente e – mesmo com certo atraso – os estúdios passaram a colocar no mercado filmes, séries e documentários em HD (depois Full-HD).

A diferença para o que se tinha antes – TV analógica e fitas VHS – era brutal. Agora, todos admitem que o público ainda precisa ser “seduzido” pelo 4K, embora as vendas de TVs venham crescendo. Não basta cortar os preços. O papel da UHD Alliance – que tem entre seus membros fundadores Samsung, LG, Panasonic, Sony, Netflix, Disney e Warner, entre outros gigantes – é coordenar os esforços para lançar, no prazo mais curto possível, conteúdos 4K em boa quantidade e variedade.

“A tecnologia 4K pode oferecer muito mais do que está sendo informado ao consumidor”, admite Shaun DuBravac, vice-presidente da CEA (Consumer Electronics Association). Ele se refere aos novos parâmetros de qualidade de imagem que, se tudo der certo, serão incluídos nos futuros discos Blu-ray 4K e também nos conteúdos 4K distribuídos via internet (transmissões de TV, por enquanto, estão bem além do horizonte).

Com certeza, falaremos mais desse assunto nas próximas semanas.

7 thoughts on “Fabricantes se unem pelo 4K

  1. Boa tarde , Senhor Orlando Barrozo .

    É com muito prazer em que volto a participar do blog ,modestamente falando com meus conhecimentos .
    Volto a repetir o que já falei varias vezes ; deveriam as grandes frabricantes de televisores , criarem uma pólitca de igualdade ou seja ; ao mesmo tempo que forem lançando os tvs 4k simulteneamente seja colocado obrigatoriamente no mercado enchorradas de filmes em blu ray ultra HD .
    Veja bem , vamos ser realistas ; sem falar na questão financeira o custo de uma TV 4k principalmente no Brasil em termos econômicos , maioria do cidadão não tem condições financeiras de adquirir um tv 4k , mas para o publico ser seduzido pelo 4k não existe saida a não ser colocar de imediato como digitei acima os filmes ultra HD.
    Pergunto ; pra que serve hoje ou mais 1 ou 2 anos , sem ter opções de filmes em adquirir o tv 4k , pra servir de enfeite ?
    Essa é uma colocação minha e concordar ou não é direito de cada um , sabendo sempre e apenas respeitar um ao outro .

    Um forte abraço ao Senhor Orlando e ao Saulo Ferreira , enviado especial a CES 2015 em que esteve fazendo a cobertura .
    JOSÉ CARLOS
    COLATINA ES

  2. ORLANDO, quando estará disponível nas lojas do ramo a tecnologia 4K com “Ponto Quântico”, se é assim que posso chamar essa nova tecnologia.
    Estou adiando a compra de uma nova TV e gostaria que a disponibilidade fosse muito em breve.
    Obrigado.

  3. Olá Edison, pelo visto quem está mais próximo de lançar é a LG, talvez ainda no primeiro semestre. Mas é apenas especulação, nada está confirmado ainda. Abs. orlando

  4. Obrigado, José Carlos. Se vc for lembrar, esse problema já aconteceu no passado com o DVD e o Blu-ray. Era pior ainda no tempo do videocassete. A culpa não é dos fabricantes e, sim, dos estúdios de cinema, que não querem investir nos discos. Abs. Orlando.

  5. Olá Orlando .

    Entendi perfeitamente a sua resposta e agradeço .
    Uma pena !! Sei que sou pequeno e não faz efeito algum minha colocação pois não tenho respaudo é claro , mas tenho certeza , se os estúdios de cinema , investissem nos discos simultaneamente aos lançamentos dos televisores 4k , a venda dos Tvs ia ser o maior sucesso . Tinha que aconteçer um consensso ,uma reunião entres os fabricantes de Tv e os Estudios de cinema !!!!
    Complicado vc comprar um tv 4k e ficar de enfeite por não ter mídias na mesma resolução !!
    Bem assim falo eu como um cliente , mas os grandes empresários tem custos altísisimos e visam lucros gigantescos e ninguem quer arriscar saindo na frente e correndo o risco de grandes prejuízos !!
    Verdade Orlando Barrozo , lembro desta mesma historia no passado com o DVD e o blu ray .,uma pura realidade .
    No Videocassete , eu era garoto e ainda nem tinha em minha residencia , e lembro que ficava torçendo pro meu cunhado( ele tinha videocassete ) viajar e la ia eu com uma mochila cheia de filmes e curtia os filmes a noite toda .
    Depois com o tempo tive meu primeiro video cassete e logo chegou o DVD e paguei por ele na época R$ 700,00 comprando na capital Vitoria ja que na minha cidade que fica no interior Colatina ES ,não tinha chegado ainda.
    Uma historinha verídica já que o Senhor , falou em DVD e videocassete e me lembrei .
    Felicidades e fique com Deus .

  6. ORLANDO, a quatro meses adquirir um televisor 4k Sony XBR 55X905A gostaria de saber se pra mim desfrutar do 4k dependo do lançamento do Blu-ray 4k ou de uma internet boa? obrigado desde Jà

  7. Olá Donizete, a resposta é sim. Hoje, a única forma de assistir a conteúdos 4K é pela internet, via serviços como Netflix (o YouTube também tem alguns vídeos em 4K). Claro que para isso é preciso ter uma boa conexão. Recomenda-se de 15 a 20MB. Quando chegar o Blu-ray 4K, a tendência é sejam lançados filmes, séries, shows etc. com essa resolução, mas não será um processo rápido, devido aos investimentos necessários na copiagem desses discos. Eventualmente, pode acontecer de alguma operadora de TV paga exibir conteúdos em 4K, como os desfiles de carnaval ou algum evento esportivo. Mas nada a respeito foi confirmado ainda. Abs e obrigado por acompanhar o blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *