apple-macbook-air-type-cComo de costume, a Apple ganhou as manchetes mundiais esta semana, ao apresentar seus novos produtos, particularmente a versão atualizada do MacBook, que antes mesmo de chegar às lojas (a previsão para EUA e Europa é abril) está sendo considerado o melhor notebook já produzido. Talvez seu avanço mais importante esteja no conector USB-C (foto), que simplesmente substitui todos os outros das versões anteriores.

Para alguns especialistas, os demais fabricantes seguirão a tendência: um conector só, para energia e transferência de arquivos. Por ser universal, como o próprio nome diz, o conector USB permite ligar ao notebook aparelhos de diversas marcas, inclusive os que utilizam sistema operacional diferente do iOS. A versão USB-C da Apple, fisicamente semelhante à já conhecida micro-USB (2,6 x 8,4mm), traz o benefício adicional de ser dual, ou seja, pode ser plugada dos dois lados, o que sem dúvida simplifica a vida do usuário.

Além de mais rápida (10Gbps contra 5Gbps do USB convencional), USB-C também conduz sinal elétrico de até 20Volts a 5Amperes, suficiente para recarregar a bateria do notebook e também para usá-lo como recarregador de smartphones e tablets. Usando adaptadores, que aliás a Apple já lançou, será possível ligar nesse mesmo conector aparelhos com saídas HDMI, Ethernet, SD e até mesmo VGA.

Outra vantagem – esta ainda não confirmada – para usuários do novo MacBook é o lançamento de baterias e carregadores externos, algo que a Apple relutava em liberar. O site 9to5mac informa que a empresa já autorizou.

Na verdade, a aposta da Apple é que as pessoas cada vez mais utilizem conexões sem fio, seja para transmissão de dados ou para música e vídeo. Fones de ouvido e caixas acústicas wireless já estão tomando conta do mercado internacional. Podem não ter o desempenho de seus “primos” cabeados, mas a palavra mágica agora é CONVENIÊNCIA. É o que quase todos os usuários procuram, e o que todos os fabricantes terão que providenciar. A Apple já descobriu como.

Em tempo: o novo Chromebook Pixel, notebook da Google, tem dois conectores USB-C.

4 thoughts on “USB-C: conexão para tudo

  1. Ele é um produto da Apple ou ela foi a primeira a usá-lo?

  2. Olá Oziel, o conector USB-C já é conhecido. A Apple fez uma adaptação para o seu conector Lightning, eliminando a necessidade de um outro cabo. Abs. Orlando.

  3. Olá Orlando, tudo bem?

    Eu estava buscando sobre USB C esta manhã, e encontrei uma página muito boa no seu site:

    https://orlandobarrozo.blog.br/2015/03/13/usb-c-conexao-para-tudo/

    As informações me ajudou muito, obrigado por compartilhar!

    Recentemente eu publiquei em meu site, diversos produtos que oferecem conexão USB c e gostaria de te mostrar:

    https://www.cirilocabos.com.br/cabos/cabos-usb-c

    Se você quiser adicionar ele no seu conteúdo, acho que poderia ser bastante útil para seus leitores encontrarem Cabos USB C.

    De qualquer forma, agradeço novamente pelo ótimo trabalho!

    Um abraço,

    Caio Lourran

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *