Daqui a menos de dois meses, os brasileiros terão que escolher quem irá governá-los pelos próximos quatro anos. Grande parte dos candidatos já percebeu que a internet – e particularmente as redes sociais – é um “campo de batalha” que precisa ser bem utilizado. OK, para alguns, “utilizar bem” essa mídia significa espalhar boatos e mentiras, ou ofender a reputação de seus adversários.

Hoje mesmo, surgiu a informação de que alguém, a partir do Palácio do Planalto, deturpou dados sobre dois jornalistas na Wikipedia; notícias como essa têm sido comuns nos últimos meses, numa prática abominável que, pelo visto, se espalha por todos os grupos políticos. Sabe-se que os grandes partidos, e também alguns candidatos, por conta própria, montaram verdadeiras “guerrilhas digitais”, coordenadas por seus marqueteiros. É um jogo sujo, mas ao qual infelizmente teremos de nos acostumar.

E nos prevenir, também. Uma boa iniciativa nesse sentido acaba de ser anunciada pela Transparência Brasil, que há anos busca denunciar o lado podre da política brasileira. No próximo dia 23, essa ONG irá promover o que chama de hackathon, maratona de desenvolvedores cujo desafio será criar aplicativos que facilitem o monitoramento das eleições e dos parlamentares em todo o país. Para começar, já está no ar o projeto Quem Quer Virar Excelência nas Eleições de 2014, que reúne informações úteis sobre os candidatos.

Vale a pena acessar, conferir os dados e divulgar. E, claro, torcer para que a criatividade de nossos hackers ajude a tornar nossa política mais limpa (ou menos suja).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *