Após a IFA, da qual ainda falaremos muito aqui, estou agora em Copenhagen. Nesta terça-feira, faremos uma visita à sede da Bang & Olufsen, badalada marca de dinamarquesa eletrônicos, que fica numa pequena cidade do interior. A viagem até lá demora cerca de uma hora, quase o mesmo tempo do trajeto Berlim-Copenhagen – se o tempo ajudar. Umas nuvens estranhas apareceram hoje e a previsão é de chuva. Oremos, pois.
ciclistas
Nesta segunda, deu tempo de caminhar um pouco pela bela capital deste país que está entre os “top” em qualidade de vida. Uma pesquisa recente colocou a Dinamarca em terceiro lugar nesse ranking, superada apenas por suas vizinhas Finlândia e Noruega. Copenhagen é uma cidade medieval, recheada de castelos, fortes e igrejas com 600, 700 anos de idade. Como é fim de verão, a moçada está bronzeada e continua andando de bermuda e camiseta, apesar dos 15 graus (um “calorão”, para eles).
No rápido passeio, duas coisas me chamaram a atenção. Primeiro, a enorme quantidade de pessoas idosas nas ruas, a pé ou mesmo de bicicleta. Segundo, esse meio de transporte tão polêmico no Brasil, mas que aqui parece ser sagrado como as vacas na Índia. Não só há quilômetros de ciclovias, como a maioria delas vive congestionada.
A foto acima foi tirada no meio da tarde num cruzamento no centro da cidade. Não eram ciclistas passeando, mas voltando do trabalho, da escola, do mercado, enfim, vivendo a vida. Respeitam e são respeitados. Param no sinal vermelho, dão passagem quando necessário, e também correm, quando a situação permite.
Como faz bem tomar um banho de civilização!

1 thought on “Congestionamento-monstro (de ciclistas)

  1. Olá Orlando Como Vai ? Deve Estar Muito Bem Acompanhado Aí Em Copenhagen Com Essas Belas Imagens. Que Bom Seria Se Aquí No Brasil Os Idosos, Ciclistas E Os Pedestres De Forma Geral Fossem Mais Respeitados No Trânsto. A Educação Das Pessoas Acaba Por Refletir, Num Planejamento melhor De Vida E Consequentemente Numa Qualidade Melhor. Um Abraço Helio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *