amazoninstant1A previsão de que as empresas de internet irão dominar o mundo aos poucos vai sendo confirmada. Google, Facebook, PayPal, Netflix etc. já são verdadeiros monstros, mas a notícia deste início de semana vem da Amazon. A maior loja virtual do planeta acaba de anunciar que ainda este ano irá lançar produções próprias para cinema e reduzir a janela de lançamento nas mídias digitais.

Hoje, por imposição dos estúdios e das grandes redes de exibição, um filme só é liberado para lançamento em vídeo (incluindo mídias físicas e digitais) alguns meses após ter esgotado seu ciclo nos cinemas. Essa é uma regra de ouro da indústria cinematográfica, que assim consegue ganhar duas vezes com o mesmo produto. A Amazon ameaça quebrar esse esquema.

Nos EUA, o serviço Instant Video, da Amazon, é o terceiro mais acessado (atrás apenas de Netflix e Hulu). O plano é lançar 12 produções próprias por ano, com orçamentos entre 5 e 25 milhões de dólares (pouco, para o atual padrão de Hollywood). Esses filmes estariam no Prime Instant Video um ou dois meses após a estreia nos cinemas (a média, hoje, é de seis a oito meses).

Na verdade, a Netflix já tinha anunciado planos semelhantes. Depois do sucesso de suas séries, notadamente House of Cards e Orange is the New Black, a empresa vem fazendo vários acordos com produtoras independentes e quer aumentar a oferta de conteúdos exclusivos este ano. Mas a Amazon vai além: está contratando diretamente diretores/produtores de peso, como Woody Allen e Steven Soderbergh, para distribuir seus próximos filmes por esse canal.

Mais: a empresa está abrindo espaço para produtoras independentes que não encontram espaço em Hollywood. Criou até uma plataforma online, onde o público pode ver trechos de novas produções (ainda não concluídas) e votar nas suas preferidas. Naturalmente, as mais votadas terão preferência para futuro lançamento. Aliás, a Amazon acaba de ganhar o Globo de Ouro por sua produção Transparent.

Se a estratégia der certo, será uma reviravolta em toda a cadeia de produção de filmes e vídeo.

1 thought on “Amazon vira produtora de cinema

  1. Sou roteirista e tenho um roteiro prontinho para vender. E posso criar e escrever roteiros de acordo com a vontade do produtor. Sou criativa, amo escrever e se quiser, me contratar para escrever e enviar via internete (e-mail) faço também. Em resumo, vendo o roteiro na hora de gravar, escrevo de acordo com o pedido do produtor, escrevo novelas, séries para cinema e tv… Por favor, entre em contato se precisar do meu trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *