smartphoneNão é de hoje que as pessoas utilizam o smartphone como player de música. Também há inúmeras pesquisas mostrando que quem tem esse hábito já não se contenta com o som ardido e sem peso do MP3. Por causa disso, vêm aumentando expressivamente as vendas de fones de ouvido, os verdadeiros, não os tradicionais do iPod. Mas quem faz isso talvez precise rever seus conceitos: o problema não está nos fones, e sim no player.

Alguns fabricantes de smartphones perceberam, e estão tomando providências. A chinesa HTC, por exemplo, juntou-se à Harman Kardon para lançar no mercado internacional, no ano passado, a linha Sprint, que entre outros avanços reproduz áudio no formato FLAC (com amostragem de 192kHz a 24-bit). Esses aparelhos também utilizam um software chamado Clari-Fi, patente da Harman, que promete restaurar os dados perdidos em arquivos de áudio que sofreram compressão. A conferir.

Agora, a HTC anuncia um smartphone ainda mais avançado. O modelo One M9 foi exibido no último World Mobile Congress, em março, mas quase ninguém comentou que o aparelho acrescenta conversor digital/analógico DAC de 192kHz a 24-bit e faz streaming da internet com essa resolução. Usando um aplicativo (HTC Connect), o M9 também pode transferir as músicas para outros players via rede sem fio, inclusive em ambientes diferentes (multiroom).

Segundo o site especializado Twice, tudo isso é possível graças à nova geração de chips Snapdragon 618 e 620, da Qualcomm. Aguardemos agora a resposta da Apple e dos demais fabricantes de smartphones, que utilizam chips Intel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *