Estarrecedora a reportagem que li hoje no site IDG Now, sobre a instalação de computadores nas escolas públicas do País. Mais um caso grotesco de demagogia paga com dinheiro público.

lula.jpgNão é propriamente uma novidade essa história de “computador de 100 dólares”, mas agora há detalhes que deveriam corar de vergonha (se eles tivessem esse sentimento) os políticos brasileiros. E aí não importa qual seja o partido, porque a culpa pode ser democraticamente compartilhada entre as prefeituras e os governos estaduais e federal. O plano anunciado pelo Ministério da Educação seria instalar computadores em 60 mil escolas públicas de todo o País. Mas, diz a reportagem, o próprio Ministério informa que nada menos do que 18 mil dessas escolas simplesmente não contam com energia elétrica!!!

Quase todos os educadores sérios concordam que de nada adianta oferecer computadores a professores e estudantes se estes não têm a menor idéia de como utilizar os equipamentos. Já comentei o assunto aqui, mas a reportagem vai mais fundo na questão. Há escolas cujos professores precisam trancar as salas onde ficam os computadores, caso contrário eles serão simplesmente roubados. Em outras, localizadas em regiões muito quentes, falta sistema de refrigeração – o que, além de ser incômodo para alunos e professores, coloca em risco o uso de aparelhos eletrônicos.

A reportagem percorreu escolas da periferia de São Paulo para chegar a esse diagnóstico. É de se imaginar a situação em cidades mais pobres. Ouviu também empresas como Intel e Positivo, que têm vivo interesse em estimular o uso de computadores nas escolas, mas encontram deficiências crônicas, como a falta de acesso à internet e de segurança. Sem falar nos casos em que os alunos não têm o que comer e os professores, que moram longe e vêm de ônibus, muitas vezes não conseguem chegar a tempo.

Apesar desse quadro, num ano de eleições é bem provável que mais candidatos se elejam prometendo entregar milhares de computadores às escolas. Computadores que ficarão mofando à espera de condições adequadas para serem usados.

3 thoughts on “Computadores no mofo

  1. Tudo é muito bonito, porém quando o governo vai dar vale-infra-estrutura?
    Estamos chamando a atenção do mundo mas não temos estradas e as que temos estão entupidas de caminhões. E nosso potencial hidrográfico e ferroviário? E nossos esgotos a céu aberto? Nossas crianças pobres têm vale-computador mas morrem de diarréia… Nossas crianças têm vale geladeira mas morrem atropeladas nas estradas… E a Marta esta empatando com Alckmin… E fazemos piadas de portugueses…

  2. É o lula continua não sabendo nada do que acontece, ou como são as salas de aula dos seus eleitores que recebem a famosa “ajudinha” ou bolsa familia…As goteiras e alagamentos, não combinan com PC.
    Infelizmente a culpa é nossa porque nos acomodamos simplesmente com a indignação. O unico medo dos políticos é a pressão popular feita por pessoas do próprio reduto eleitoral dos inquilinos do “puder” Eles tem a imunidade, e nós toda a sorte de epídemias.

    Adelino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *