Quando escrevi aqui ontem sobre a falta de informação do consumidor em relação a equipamentos eletrônicos, ainda não tinha lido duas reportagens que saíram no UOL Tecnologia, sob os títulos “Tire Suas Dúvidas Antes de Comprar uma TV Nova” e “Tire Suas Dúvidas Antes de Comprar um Home Theater”. O leitor desavisado que chegou até o final dos dois textos terá todo direito, depois que fizer suas compras, de reclamar no Procon por “informação enganosa” (claro, esse crime não existe na legislação brasileira, mas bem que deveria).

Os dois textos, além de conter diversas imprecisões, induzem o consumidor a comprar errado, o que considero muito grave. Alguns trechos:

“Home theater” é definido de cara como “as famosas caixinhas que prometem dar mais realismo a filmes e shows…”

“Cada caixa de som tem uma função e uma posição e deve ser ligada conforme as instruções do manual do usuário” – como se sabe, quem fizer isso corre o risco de se enrolar (literalmente) nos cabos.

Sobre a posição das caixas: “As laterais (referindo-se às frontais direita e esquerda) reproduzem a trilha sonora e efeitos especiais sonoros” – ou seja, para ouvir os diálogos você pode desligá-las!!!

“No modelo 7.1, a caixa surround back é separada em dois canais, direito e esquerdo” – como fazer isso? Talvez cortando a caixa ao meio…

“Alguns modelos (de caixas) são dotados de controle manual e individual de volume” – seria o caso, se a matéria se referisse a sistemas modulares, com caixas amplificadas, raríssimas e caríssimas; mas o texto trata apenas dos sistemas integrados.

Sobre TV Digital: “Alta definição é uma tecnologia que vem em cada aparelho, ou seja, som e imagem na mais alta qualidade a partir da TV, sem precisar de um emissor de sinal específico para esta tecnologia”. Certo, é só ligar o TV e a imagem HD está prontinha, lá dentro.

Sobre televisores: “Existem no mercado aparelhos CRT de alta resolução, mas a diferença é que eles não possuem a mesma espessura das TVs de LCD e plasma”. OK, então quer dizer que a imagem de todos é a mesma?

“A taxa de contraste aponta a quantidade de cores que se formam do branco ao preto total”. Sem comentários.

Desculpem a overdose, mas é por essas e outras que muita gente acaba gastando mal o seu suado dinheirinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *