obama1Foi o próprio presidente Obama quem advertiu, em discurso na semana passada: “É bom todo mundo se preparar para não ficar sem televisão”. Ele se referia, é claro, ao chamado switch-off, que acontece nesta quinta-feira 12 de junho. Nesse dia, serão desligados os transmissores analógicos de todas as emissoras de TV americanas, restando ao usuário apenas a opção da TV Digital. Quem não tiver equipamento de recepção (conversor externo ou embutido no TV) não vai receber sinal nenhum.

Obama garantiu que não haverá outro adiamento, como houve em fevereiro, quando ele teve que ceder às pressões de políticos e grupos de defesa do consumidor, já que era enorme a quantidade de residências (cerca de 20 milhões) sem equipamento digital. Agora, segundo as últimas estatísticas disponíveis, o número caiu pela metade.

“Peço a todos que já têm recepção digital que falem com seus amigos e vizinhos para que se preparem antes que seja tarde”, disse Obama. A verdade é que a falta de adesão total não deixa de ser uma derrota para o governo, que gastou uma fortuna na campanha de conscientização sobre a TV Digital. O fato de haver ainda 10 milhões de famílias que não aceitaram a novidade (o receptor pode ser adquirido por apenas 40 dólares) indica que o atrativo não é tão forte assim.

Na prática, a partir de quinta-feira as cerca de 1.800 emissoras de TV em atividade no País irão liberar a faixa de transmissão analógica, onde cabem pelo menos cinco vezes mais canais digitais, para ampliar os serviços de banda larga e as comunicações de caráter público e governamental (transmissões militares e atendimentos de emergência, por exemplo). A expectativa é que isso faça cair os preços dos equipamentos (TVs inclusive) e os valores cobrados por operadoras e provedores, já que poderão aumentar muito sua base de assinantes (lá, diferente daqui, quanto mais assinantes menor o preço da assinatura).

Obama, como se sabe, é um grande defensor do uso da tecnologia para aprimorar a administração pública. Eis aí uma boa chance para colocar isso em prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *