A repórter Lygia de Luca fez, no IDG Now, um interessante levantamento sobre cursos onde se pode aprender tecnologia. Isso mesmo: se você é profissional da área e quer ir mais fundo, há muita coisa para descobrir. E bons lugares (inclusive no Brasil) onde descobri-las. Claro, quem puder cursar Harvard ou Stanford, que seja feliz. Mas aqui temos instituições como a Fundação Getulio Vargas, a PUC-SP e a UFRGS, que oferecem inclusive cursos online. Destaco, por exemplo, o programa Competências Tranversais, da CNI/SENAI, que tem um curso sobre “Tecnologia da Informação e Comunicação”. E a FGV Online, que oferece “Gestão em Tecnologia da Informação”. E por aí vai.

Até tempos atrás, quando se falava em cursos de tecnologia todo mundo pensava apenas em informática e aquelas aulas (para mim chatíssimas) sobre software, arquitetura de redes etc. Hoje, o mundo é outro, como se sabe. Qualquer curso que se leve a sério tem que abordar o assunto do ponto de vista da convergência digital, ou seja, com várias tecnologias diferentes se integrando. Um bom profissional precisa conhecer informática, sim, mas também telecom, áudio & vídeo, televisão, internet. Mais ainda: precisa aprender marketing e como tudo isso chega (ou deve chegar) ao usuário final, que pode ser eu, você, uma família inteira, a velhinha de Taubaté que detesta tecnologia, as empresas (de qualquer tamanho), escolas, órgãos do governo etc. etc. etc.

Também no IDG Now, vi uma interessante reportagem sobre a escassez de profissionais qualificados no mercado de tecnologia, reforçando o que escrevi acima. Como sabemos, a maioria das nossas escolas, infelizmente, não prepara ninguém para o mercado de trabalho. Cabe a cada um, portanto, o desafio de aprender, aprender e aprender. Não conheço outra opção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *