O jornalista Franklin Martins, que ocupa o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo federal, deveria ser demitido por insultar o presidente da República. Falando sobre o Plano Nacional de Banda Larga nesta segunda-feira, na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, Martins disse: “Só um louco acharia que, até o fim do ano, nós teremos banda larga em todo o país”. Pois é, só um louco. No caso, o desatinado atende pelo nome de Luiz Inacio Lula da Silva, que no dia 15 de setembro determinou exatamente isso: que até o final de 2010 todas as cidades brasileiras tenham banda larga (leiam aqui a notícia). Lula queria porque queria entregar essa obra antes de encerrar seu mandato, o que agora se vê que era mesmo inviável, como comentamos aqui várias vezes.

Seis meses depois daquela “loucura”, as pessoas do governo responsáveis pelo projeto se mostram mais com os pés no chão. A reunião interministerial convocada por Lula para este mês foi transferida para abril. E Cesar Alvarez, principal coordenador do plano, fez uma apresentação mais sensata aos senadores ontem. Ele acha possível chegar com conexão de alta velocidade a cerca de 300 cidades este ano e a todo o País “em quatro ou cinco anos”. Suas palavras: “O objetivo para 2010 é criar ambiente para experimentação”.

Não sei exatamente o que ele quis dizer com isso, mas é ótimo que se trate esse assunto sem demagogia. Um pouco de realismo não faz mal a ninguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *