No próximo dia 3 de setembro, começa a edição 2010 da IFA, em Berlim. Este ano será especial, porque o evento comemora seu 50° aniversário. Aumentou de tamanho e está prometendo muita novidade. Vamos ver. Soube que estão adiantados os estudos sobre TV 3D sem óculos, e essa será com certeza uma das atrações.

Um detalhe interessante sobre a IFA é o apoio do governo alemão, não apenas um apoio institucional, mas com dinheiro mesmo. No ano passado, com a recessão, o evento só aconteceu porque os principais fabricantes foram “convencidos” com alguns benefícios fiscais. Este ano, parece, isso não será necessário: a Alemanha foi o primeiro país europeu que saiu da crise e está até financiando a recuperação de outros, como a pobre Grécia. Sem falar que continuam investindo pesado na restauração da antiga Alemanha Oriental, que foi à falência na época do comunismo.

O governo alemão pretende usar a IFA para demonstrar a força da recuperação econômica do País, com grandes estandes montados pelos fabricantes locais. Ao contrário da CES, por exemplo, esse é um evento aberto ao público, que poderá ver protótipos de aparelhos enquadrados nas novas regras de consumo de energia determinadas pelo Ministério de Economia e Tecnologia (sim, lá as duas áreas são interligadas, o que por si só explica a importância que se dá à inovação tecnológica – quase igual aqui, não?).

Por influência do governo, desde o ano passado os fabricantes alemães de eletrodomésticos aderiram em peso à IFA, tentando seduzir os consumidores com novidades como máquinas de lavar roupa com painéis touchscreen e geladeiras com displays de acesso à internet. Pode não ter nada a ver com a nossa praia, mas o fato é que as vendas desse tipo de aparelho aumentaram no último Natal – e olhem que o alemão está longe de ser consumista como o americano!

Mas o que estou mais curioso para ver na IFA 2010 é o pavilhão chamado TecWatch, com 2.500 metros quadrados de puro futurismo. Ainda há muitos segredos, mas descobri que vão montar estandes onde o público poderá, digamos, “experimentar o futuro”. TVs 3D (sem óculos) e videowalls touchscreen estarão por todo o espaço, prometem os organizadores. Tomara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *